MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Concurso de curtas, palestra e webinar celebram o Dia Mundial da Água

Inspirado no tema “Valorizar a Água”, Comitê Rio Dois Rios debate a proteção e recuperação dos mananciais

Por David Massena
23/03/21 - 16:25
Concurso de curtas, palestra e webinar celebram o Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março | Foto: Acervo/João Luccas Oliveira

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1992, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra. O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março.

Criada com o objetivo de alertar a população mundial sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta, a data, todos os anos, aborda um tema específico.

No ano passado o tema escolhido foi "Água e mudanças climáticas" e para 2021, "Valorizar a água". Assim, pretende-se alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do seu uso na agricultura e na indústria e das alterações climáticas, na preservação da água. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra, por exemplo.

E para comemorar a data, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R) realizará dois eventos no decorrer desta semana. O primeiro será o lançamento do primeiro Concurso de curta-metragem do Comitê e acontecerá durante uma live no canal oficial do CBH no YouTube, às 15h, no dia 24 de março, quarta-feira. O segundo é o Webinar "Proteção e Recuperação de Mananciais" que ocorrerá no dia seguinte, dia 25 de março, às 15h, no canal oficial do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, também no YouTube.

A participação no concurso de filmes de curta-metragem será gratuita e aberta para qualquer pessoa física e/ou jurídica. A documentação para a inscrição será divulgada no evento de lançamento, mas cada inscrição valerá para um curta-metragem, podendo o participante inscrever mais de uma produção, contanto que preencha os requisitos de participação.

Além do lançamento do Concurso de filmes de curta-metragem o evento terá a palestra “Comunicação social no contexto dos Comitês de Bacia”, ministrada pelo assessor de comunicação da Agência Nacional de Águas (ANA), Raylton Alves Batista.

O Webinar “Proteção e Recuperação de Mananciais” está sendo organizado e realizado pelo Comitê Rio Dois Rios em conjunto com os Comitês de Bacia, Médio Paraíba do Sul, Piabanha, Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

O evento apresentará as áreas de Interesse para Proteção e Recuperação de Mananciais das Regiões Hidrográficas de cada comitê, e contará também com duas palestras: “Análise geomorfométrica como subsídio à identificação de áreas prioritárias para proteção e recuperação de mananciais” e “Base legal e iniciativas para proteção e recuperação de mananciais na bacia do rio Paraíba do Sul: PRO-PSA e Programa Mananciais”, além de ter um espaço para debate entre os participantes e espectadores.

Para assistir o lançamento do concurso, acesse este link, para o Webinar “Proteção e Recuperação de Mananciais”, clique aqui.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.