MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Como organizar a rotina de estudos durante o isolamento domiciliar?

Fazer um plano de estudos é dos caminhos para que o estudante mantenha a responsabilidade e a disciplina

Por Redação Multiplix
27/03/20 - 09:00
Como organizar a rotina de estudos durante o isolamento domiciliar? Rotina de estudos deve ser fixa no cotidiano | Foto: Banco de Imagem

Durante o período de isolamento domiciliar, organizar a vida dos filhos parece uma tarefa complicada. Sem precisar ir à escola, crianças e adolescentes querem brincar ou estar com os amigos, mas é preciso manter a responsabilidade, mesmo com as aulas suspensas. Criar um plano ou cronograma ajuda na organização do dia a dia.

O roteiro, porém, deve seguir as regras da casa e estar em sintonia com as atividades que estão sendo realizadas pelos pais ou responsáveis.

Além de estudar, as crianças ou adolescentes precisam fazer outras atividades no tempo livre. Por isso, é necessário que a programação seja desde a hora em que eles acordam, e incluir as refeições. Se o jovem também ajuda nas rotinas com a casa, elas devem fazer parte do roteiro.

O horário de estudo é definido a partir do momento em que a criança ou o adolescente esteja mais disposto. Se o jovem tiver sonolência pós almoço, por exemplo, evite colocá-lo para estudar nesse horário.

Para ajudar na organização dos estudos, é necessário que os pais estipulem um tempo para cada matéria, como é feito nas escolas. Alguns estudantes vão ter aulas online, com professores que as ministram normalmente nas unidades de ensino. Mas mesmo após o estudo virtual, é necessária uma rotina para fazer dever de casa, se houver, ou pesquisar sobre a matéria do dia.

O horário dos estudos deve ser fixo no cotidiano e, preferencialmente, escolhido de acordo com o período estudado na escola, manhã ou tarde.

O local de estudos deve ser em uma mesa ou escrivaninha, com luz adequada e não sentado no sofá e com a TV ligada, por exemplo.

Com a internet, o jovem pode aproveitar e pesquisar conteúdos que agregam nas matérias. É importante também o momento de relaxamento dos jovens e o tempo para brincar, ver filmes, jogar e outras atividades. Ele pode aproveitar e fazer chamadas de vídeos com os colegas.

Na nova rotina, os pais devem estar inclusos, oferecendo ajuda na hora dos estudos e participando das atividades extras, com jogos e até assistindo filmes juntos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.