MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Como manter a imunidade alta comendo besteiras no isolamento?

Especialistas alertam que momentos como esse geram angústia e excessos. E apontam que o segredo é o equilíbrio

Por Matheus Oliveira
01/04/20 - 09:00
Como manter a imunidade alta comendo besteiras no isolamento?  Pizza é uma das principais “besteiras” procuradas em tempos de isolamento domiciliar | Foto: Banco de Imagem

A pandemia do novo coronavírus reforçou a importância de se manter a imunidade alta, inclusive mantendo uma alimentação saudável, segundo apontam os especialistas. Entretanto, em tempos de recolhimento, como segurar a vontade de comer, especialmente as chamadas “besteiras”? E por que temos tanta vontade de comer mais em isolamento social?

Para tentar compreender esta situação, ouvimos especialistas como a nutricionista friburguense Nicolly Fukuoka, que conta que o segredo para manter a imunidade alta e comer (poucas) besteiras ou alimentos mais calóricos, é evitar exageros e manter o equilíbrio.

“Comer duas besteiras durante a semana, não te faz mal. O problema é exagerar. Eu recomendo o equilíbrio sempre. Manter uma rotina de alimentação saudável, mas comer uma besteira de vez em quando”, relata.

Ela também deu algumas dicas para manter a imunidade alta como: boa noite de sono, praticar exercícios físicos e evitar bebidas alcoólicas em excesso.

Na alimentação, Nicolly ressalta alimentos que ajudam a manter a imunidade em dia.

“A vitamina C é importante para a imunidade e podemos comer frutas como limão, laranja, morango, etc. Além disso, temos o selênio, um mineral presente na castanha e que com três castanhas do Pará preenchemos o valor necessário de selênio para o organismo em um dia”, afirma.

A nutricionista explica ainda que um estudo realizado em Turim, na Itália, aponta a vitamina D como uma substância importante para evitar o contágio não só do coronavírus, mas de qualquer outro vírus, como o da gripe.

“A vitamina D está em alta pois ela ajuda na saúde mental e na regulação hormonal. Recomendo, quem puder, ficar entre 10 a 15 minutos no sol. Claro, em sua própria casa”, detalha.

Mas por que temos essa vontade louca de sair da dieta e comer mais besteiras em períodos de isolamento? A psicóloga de Nova Friburgo, Jéssica Torres, explica.

“Citando Freud, ‘todo excesso esconde uma falta’. O que vemos na parte clínica é que todos os excessos, por exemplo, a alimentar, ocorre para saciar uma angústia. É algo que não cessa e usado como válvula de escape”, explica.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.