MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Como denunciar violência doméstica durante o período de isolamento social?

A exemplo do que ocorreu na China, Brasil também pode ter aumento nos casos de violência contra mulheres e crianças, durante o período de prevenção à covid-19

Por Redação Multiplix
27/03/20 - 15:26
Como denunciar violência doméstica durante o período de isolamento social? Ligue 180 continua atendendo às vítimas | Foto: Banco de Imagem

Dados da ONG chinesa Weiping mostram que a quarentena na China, para a disseminação do covid-19, fez com que as denúncias de violência doméstica triplicassem, em apenas dois meses. De acordo com a ONU Mulher e outros órgãos internacionais de proteção feminina, no Brasil o aumento desses casos pode ser parecido.

As tentativas de feminicídio e os casos de violência sexual, principalmente em crianças, podem aumentar devido ao isolamento social. De acordo com os órgãos internacionais, a violência doméstica já era uma epidemia no Brasil antes mesmo do coronavírus e agora os casos podem disparar. A solução é tentar proteger as vítimas.

O tempo de convivência em casa, o estresse, a insegurança e outros fatores desencadeados pela epidemia de coronavírus com a quarentena faz com que a tensão aumente e o agressor haja.

A mulher na situação em que sofre a violência, durante a pandemia, não sabe a quem recorrer. Se ligar para uma amiga, o agressor pode ouvir. Os hospitais estão cheios com as suspeitas do covid-19, Ministério Público e centros de acolhimento de assistência social estão fechados e a vítima não sabe para onde ir.

As redes de apoio continuam funcionando por telefone ou online em atendimento às vítimas. O telefone 180 continua recebendo denúncias, assim como os órgãos online.

Os estupros também devem ser denunciados para conter o agressor. De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019, os crimes sexuais na faixa etária de 13 anos representam 53% dos estupros cometidos no Brasil e em 76% dos casos, os agressores são conhecidos da vítima, sendo pais ou padrastos.

Os órgãos internacionais recomendam que é preciso alertar os cuidados com os riscos e que todos fiquem mais atentos às crianças, principalmente durante a noite e a madrugada.

O serviço do governo federal, ligue 180, é gratuito e anônimo e passa informações sobre os locais que estão abertos mais próximo da vítima. As delegacias estão em regime de plantão e prioriza o atendimento às mulheres.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.