MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Como ajudar um idoso que está em isolamento domiciliar?

Entre as dicas, psicólogos destacam ouvir histórias e utilizar a tecnologia a favor

Por Isadora Jaron
27/03/20 - 11:36
Como ajudar um idoso que está em isolamento domiciliar? Idosos estão no grupo de risco do covid-19 | Foto: Banco de Imagem

Todos em casa. Essa é a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a pandemia de coronavírus. Muitos países adotaram a quarentena para evitar a proliferação da doença e pessoas estão em isolamento domiciliar com suspeita ou confirmação do covid-19.

E como ficam os idosos que fazem parte do grupo de risco? Muitos vivem sozinhos e também em conjunto nas casas de repouso. Como ajudar um idoso que está afastado de tudo?

O Portal Multiplix conversou com os psicólogos Pedro Otávio Viana e Thamires Magalhães para saber o que fazer e como lidar com os mais velhos durante esse período.

“Vivemos um momento difícil onde aquilo que nos mantém protegidos é normalmente o que mais nos amedronta: distanciamento social. Ficar sozinho pode produzir sentimentos de solidão e angústia, o que constantemente busca-se evitar preenchendo o dia com tarefas e afazeres que ocupem o tempo. Sendo assim, o que fazer quando temos tempo demais?”, questiona Pedro Otávio.

De acordo com os psicólogos, afastar não é sinônimo de abandonar e, neste momento que o mundo é obrigado a viver isolado, se aproximar e estreitar afetos é a solução, mesmo que de formas não habituais.

“A intervenção mais apropriada diante do momento que passam os idosos pode ser simplesmente a demonstração empática de amor, carinho, respeito e admiração”, diz Pedro.

Há várias maneiras de ajudar o idoso nesse e em vários momentos, explica Pedro Otávio: “será que não seria legal ouvir a história de como seu avô conseguiu construir a casa que ele mora e criou seus pais pela centésima vez e perceber a felicidade dele em dividir uma conquista? Ou mesmo saber o que está acontecendo na novela das seis? Esta pode ser a chance de aprender a receita do bolo de cenoura que você amou durante toda a sua infância”, pontua.

A psicóloga Thamires dá outras dicas que podem ajudar: “talvez este seja o momento de ensinar a sua avó a fazer uma chamada de vídeo e rir com ela de como a tecnologia mudou o mundo. Quem ama escuta e protege. Tente evitar que os idosos se exponham de forma desnecessária, pergunte se eles precisam de alguma coisa do mercado ou de farmácia e se possível faça para eles. Não deixe faltar suprimentos básicos como materiais de limpeza e higiene. Não deixe faltar suprimentos básicos como amor”, finaliza.

Instituição Maria de Nazareth – Mansão dos Velhinhos

Em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, a Instituição Maria de Nazareth, Mansão dos Velhinhos, abriga 51 idosos. De acordo com a coordenadora Tânia Almeida, todos eles estão convivendo em conjunto, pois se encontram com uma saúde de dar inveja e nenhum está com sintomas do covid-19. O local segue as orientações da Secretaria Municipal de Saúde.

“Alguns deles precisam ser lembrados sobre o que está acontecendo. Eles seguem fazendo as atividades diárias, inclusive com os fisioterapeutas. Os médicos e cuidadores estão tomando todos os cuidados e nós dobramos os cuidados com a higiene de todos e do local”, diz Tânia.

Por lá, para afastar a solidão por conta do coronavírus, os idosos contam suas histórias, recebem chamadas de vídeo das pessoas que fazem visitas com frequência à instituição, praticam seus exercícios e fazem e recebem ligações frequentemente dos familiares.

“Muitos de nós que trabalhamos por aqui utilizamos nossos celulares para fazermos chamadas de vídeo para que eles conversem com a família. Tem uma idosa que sempre fala com a filha que está morando na Espanha. É uma alegria para eles”, destaca Tânia.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.