MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Com representantes da UNESCO, Friburgo sedia workshop em conservação ambiental e ecoturismo

Cidade serrana recebe o evento entre 15 e 17 de janeiro na Câmara dos Dirigentes Lojistas

Por Matheus Oliveira
16/01/19 - 10:04
Com representantes da UNESCO, Friburgo sedia workshop em conservação ambiental e ecoturismo Evento em Nova Friburgo terá objetivo de discutir projetos para as mais diversas áreas da cidade | João Luccas Oliveira

Buscando encontrar medidas para preservar o Meio Ambiente, a cidade de Nova Friburgo está sediando o I Workshop Internacional em Conservação Ambiental e Ecoturismo, que começou nesta terça-feira, 15 e vai até a próxima quinta, 17, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a partir das 9h.

O geógrafo do setor de Geomática da Secretaria de Meio Ambiente, Leonardo Freire, explica as motivações que levaram a gestão pública a organizar o evento.

“Esse evento foi criado para aproximar pesquisadores brasileiros, que estudam a mesma temática, de pesquisadores gregos que são membros de uma universidade na Grécia e representam um setor da Unesco que estuda conservação ambiental e ecoturismo em ecossistemas de pátrios e deltaicos”, declara.

Outros objetivos do encontro são assinar um Termo de Entendimento (Memorandum of Understanding – MOU) entre a cátedra europeia da UNESCO com o município e a troca de informações a partir da apresentação de palestras sobre as realidades friburguense e as conhecidas pelos pesquisadores da UNESCO em outras regiões do mundo. Esse termo possibilitará o desenvolvimento, em conjunto, de projetos e pesquisas científicas voltadas aos eixos do workshop, que são: Pesquisa; Conservação – Sustentabilidade; Divulgação - Educação – Treinamento; Melhores Práticas.

Leonardo Freira ainda detalhou que medidas sairão efetivamente do encontro: “a partir deste workshop, Nova Friburgo foi escolhida como sede de toda a América do Sul para tratar, diretamente com a Unesco, a conservação ambiental e ecoturismo em ecossistemas de pátrios e deltaicos. Isso aumenta a questão de coesão entre as instituições e esperamos que, em breve, aumente o número de projetos feitos em conjunto em nível municipal, estadual, federal, e, com o apoio da Unesco, projetos internacionais”, revelou.

“Nós teremos um olhar mais abrangente sobre a questão ambiental no município. Os pesquisadores gregos estão conhecendo as áreas, entendendo a nossa realidade. Assim, vamos trazer maior visibilidade para a cidade, mais fiscalização e interesse pelas causas de Meio Ambiente em nossa cidade”, afirmou.

A Prefeitura de Nova Friburgo informou ainda que o presidente e o vice-presidente da cátedra da UNESCO CON-E-ECT estarão presentes para a assinatura do termo e também para as palestras durante o evento. O evento vai receber importantes nomes do Programa de Cátedras e da Rede Unitwin da UNESCO, especialistas na área de Conservação e Ecoturismo de Ecossistemas Ripários e Deltáicos (CON-E-ECT), com sede na Grécia.

O workshop, dividido em três dias, é gratuito, aberto a todos e contará, também, com uma visitação de áreas prioritárias das regiões do 5º e 7º Distritos (Lumiar e São Pedro da Serra).

O presidente da cátedra CON-E-ECT da UNESCO, que lida com “Conservação e Ecoturismo de Ecossistemas Ripários e Deltáicos”, o dr. Dimitris Emmanouloudis, e o seu vice-presidente, dr. George N. Zaimes, fizeram questão de estar presentes no evento, bem como de acompanhar a visitação aos locais selecionados para conhecer melhor o que o município tem de potencialidades e peculiaridades na área, principalmente após o fenômeno climático de 2011. Para participar do Workshop, basta realizar o credenciamento durante o evento.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.