MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Com hospital no limite, Raul Sertã ganha 17 novos leitos de enfermaria para Covid-19

Secretária de Saúde de Friburgo, Nicole Cipriano, diz que se o friburguense não mudar os hábitos “a situação será devastadora e em pouquíssimo tempo”

Por Redação Multiplix
07/04/21 - 16:03
Com hospital no limite, Raul Sertã ganha 17 novos leitos de enfermaria para Covid-19 Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo, ganhou novos leitos de enfermaria | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

A rede hospitalar de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, está no limite quando o assunto é ocupação por pacientes com Covid-19. Para tentar amenizar essa situação, a prefeitura informou que abriu na terça, 6, 17 novos leitos de enfermaria no Hospital Municipal Raul Sertã para pacientes com o novo coronavírus.

Os profissionais que trabalharão na nova ala para pacientes com Covid-19 foram convocados, na última semana, por edital de chamamento público. De acordo com o Executivo municipal, o novo espaço fica na área da clínica cirúrgica. O local estava parcialmente fechado para obras e precisou passar por reformas de recuperação e adequação.

“Para o espaço entrar em atividade foi necessário que a Secretaria de Saúde adequasse o setor de CTI 2, e suspendeu, temporariamente, as cirurgias eletivas, sendo executadas apenas as de urgência e emergência”, diz trecho do informe enviado à imprensa.

A prefeitura disse ainda que manteve na área seis leitos de CTI geral e da ala coronariana, que já existiam, para atender outras especialidades. “Os pacientes que passarem por essas cirurgias ficarão em setor próprio e com isolamento adequado”, destacou o Executivo.

Situação pode ser devastadora em pouquíssimo tempo

A abertura de novos leitos de enfermaria ainda não é suficiente para suprir a demanda da cidade. “Já temos pessoas sendo atendidas em macas e cadeiras pelos corredores do hospital. A nossa realidade é a mesma dos grandes centros, e se o friburguense não mudar a sua rotina de hábitos, a situação será devastadora e em pouquíssimo tempo”, alertou a secretária de Saúde de Nova Friburgo, Nicole Cipriano.

Outra realidade que preocupa é a da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino. De acordo com a secretária, a unidade está atendendo com sua capacidade máxima de lotação. “A situação é muito séria”, disse.

Pandemia em Nova Friburgo

De acordo com dados divulgados diariamente pela prefeitura, apenas no dia 6 surgiram 55 casos suspeitos e três pacientes aguardavam vaga de UTI. Entretanto, o Executivo destacou que essas pessoas seriam atendidas, pois naquele momento havia pacientes com alta médica.

Nas últimas semanas, duas pessoas morreram sem conseguir leito de UTI no Raul Sertã. A informação é da Defensoria Pública. Ao todo, desde o início da pandemia, Nova Friburgo registra 12.616 casos positivos e 381 pessoas morreram.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.