MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Com anúncio de greve, aulas presenciais na rede municipal de Nova Friburgo podem parar

“Greve pela vida” foi aprovada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) na última segunda, 31 de maio. Prefeitura diz que vai propor acordo com a categoria

Por Redação Multiplix
03/06/21 - 10:07
Com anúncio de greve, aulas presenciais na rede municipal de Nova Friburgo podem parar Aulas presenciais na rede municipal de ensino foram retomadas em maio | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

Diante do retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, profissionais da educação do município aprovaram na última segunda, 31 de maio, o início de uma greve a partir do dia 7 de junho.

De acordo com comunicado do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), o trabalho presencial nas escolas será suspenso, mas as atividades pedagógicas remotas serão asseguradas.

O Sepe informou que foram esgotados todos os meios possíveis de diálogo junto ao poder público e que a prefeitura tem buscado flexibilizar a retomada segura das atividades presenciais.

O sindicato argumentou ainda que o retorno das aulas presenciais foi autorizado sob pressão do setor privado de ensino, no pior momento da pandemia, sem que as unidades da rede pública tenham a estrutura necessária para cumprir os protocolos de saúde.

Segundo o Sepe, a retomada até o momento foi sem sucesso, com pelo menos 11 escolas de Nova Friburgo, incluindo a rede privada, que tiveram casos de Covid-19 oficialmente confirmados após os primeiros dez dias de aula.

Além da garantia do cumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus nas unidades escolares, o sindicato quer que os profissionais da educação sejam vacinados antes do retorno, sem distinção de função.

O que diz a prefeitura

Procurada pela reportagem do Portal Multiplix, a Prefeitura de Nova Friburgo disse por meio de nota que há uma audiência agendada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) com o Sepe para a próxima terça-feira, 8, às 10h.

O Executivo municipal informou que aproveitará o encontro para apresentar argumentos legais e disse que pretende estabelecer um acordo com a categoria sobre a greve.

Aulas presenciais foram retomadas em maio

As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Nova Friburgo foram retomadas no dia 17 de maio. Na semana anterior, o retorno já havia ocorrido no setor privado.

Até o momento, 18 unidades escolares do município retornaram às aulas presenciais, de acordo com a Secretaria de Educação.

O decreto que garantiu a volta às aulas prevê que outras unidades escolares do município sejam liberadas por grupo, quinzenalmente, à medida que estiverem em conformidade com as adequações legais e sanitárias para funcionamento.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.