MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Colônia japonesa de Friburgo vive expectativa e ansiedade pelo início dos Jogos Olímpicos

Descendente de japoneses, Peter Nagatsuka revela manter contato com parentes no oriente e o que espera da organização do evento esportivo

Por Matheus Oliveira
22/07/21 - 16:57
Colônia japonesa de Friburgo vive expectativa e ansiedade pelo início dos Jogos Olímpicos Os Jogos Olímpicos de Tóquio começam oficialmente nesta sexta-feira, 23 | Foto: Banco de Imagem

Novos heróis, recordes, emoção e valores. Com a realização da cerimônia de abertura nesta sexta-feira, 23, a partir das 8h (de Brasília), a Olimpíada, o maior evento esportivo do mundo, dará seu pontapé inicial oficialmente.

E a Terra do Sol Nascente possui raízes e tem sua cultura difundida em uma cidade da Região Serrana do Rio: Nova Friburgo.

Com orgulho, apostando que os jogos deixarão a cultura japonesa em evidência e com parentes ainda presentes no oriente, a colônia japonesa do município aguarda ansiosamente pelo início oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Esta edição possui um desafio em particular que nenhuma outra dos Jogos da Era Moderna presenciou: a pandemia do novo coronavírus.

Apesar das dificuldades e do adiamento do evento em um ano, Peter Nagatsuka, membro da colônia nipônica de Nova Friburgo, acredita nas medidas adotadas pelo governo japonês.

“Acreditamos que o governo japonês tenha total controle e responsabilidade ao lidar com situações como esta. Jamais colocariam a população em risco se houvesse a menor possibilidade de contagio em massa", avalia.

Além de preparar uma cartilha para que os envolvidos diretamente com o evento sigam, o governo japonês proibiu que o público acompanhe as competições nas arenas.

Legado japonês

Apesar das restrições, a colônia japonesa acredita que a organização dos jogos vai ajudar a deixar a cultura local ainda mais em evidência.

“Com a organização dos jogos na pandemia, a demonstração de disciplina e respeito do povo japonês ficarão mais aparentes. Os japoneses vão querer transmitir que o mundo precisa ter o equilíbrio necessário de que não podemos parar, mas que precisamos nos adaptar", afirma.

"A forma como o país está encarando a pandemia também será notícia no mundo todo e esta visão de comprometimento, perseverança e positivismo da população poderá incentivar outras nações."

Peter afirma que devido à pandemia não haverá evento para acompanhar a cerimônia de abertura ou as competições, mas a colônia vem informando a programação dos jogos aos associados e indicando os canais que irão transmitir o evento, incluindo o veículo japonês NHK, presente na grade de programação de algumas operadoras de TV no Brasil.

Laços familiares para além mar

Peter, responsável pela organização da Festa da Cerejeira em Nova Friburgo, relata que os integrantes da colônia nipônica mantêm contato com parentes na terra do Sol Nascente e que estes estão ansiosos para o início dos Jogos e para torcer pelos atletas locais.

“Todos mantemos contato com nossos parentes. Eles encaram a Olimpíada com a naturalidade de quem vive em um país onde o compromisso parte do cidadão. Aguardam ansiosamente pelos Jogos Olímpicos e torcem, com respeito a todas as normas impostas pelo governo e do Comitê Olímpico Internacional (COI)”, afirma.

Questionado se os integrantes da colônia ficarão divididos entre atletas brasileiros ou japoneses, Peter disse que a torcida vai depender do esporte em disputa.

“Como boa parte dos membros da colônia integram a segunda geração de descendentes, eles já torcem pelo Brasil nos esportes mais tradicionais do país, como futebol, vôlei e basquete. Porém, em outras modalidades, como judô, karatê, beisebol e softball, torcemos pelo Japão”, relata Peter.

Colônia Japonesa Tóquio vai receber os Jogos Olímpicos pela segunda vez na históriaColônia Japonesa Tóquio vai receber os Jogos Olímpicos pela segunda vez na história | Foto: Divulgação/Tóquio 2020

Por fim, ela revela que o Japão pretende mandar uma mensagem ao mundo com esta edição dos Jogos Olímpicos.

“Que a pandemia trará novos horizontes. E que o mundo não encare a pandemia como um bloqueio a vida, mas como uma oportunidade de nos reinventarmos e encontrarmos um caminho para contorná-la. E que valores como comprometimento, responsabilidade, organização, perseverança e respeito são os princípios que propiciaram o governo japonês a decidirem pela realização das Olimpíadas”, conclui Peter Nagatsuka.

Jogos Olímpicos

As Olimpíadas de Tóquio começam oficialmente nesta sexta-feira, 23, e vão até o dia 8 de agosto.

O evento esportivo contará com 46 modalidades. Quatro esportes vão estrear nos jogos: caratê, surfe, escalada e skate. Já o softball vai retornar ao programa olímpico nesta edição.

Mais de 11 mil atletas de 206 países irão competir nas Olimpíadas japonesas. O Brasil levará uma delegação de 302 atletas, a maior de sua história olímpica e a 12ª maior desta edição do evento.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.