MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Clubes do Rio ainda não definiram data para retomada do Campeonato Carioca

Em Conselho Arbitral, instituições aprovam protocolo com medidas de segurança e higiene durante o retorno do torneio

Por Matheus Oliveira
09/06/20 - 11:21
Clubes do Rio ainda não definiram data para retomada do Campeonato Carioca Maracanã deve ser um dos estádios que vai receber os jogos do Carioca após a paralisação pela pandemia de covid-19 | Foto: Reprodução/Daniel Basil (Portal da Copa)

A discussão sobre o retorno dos jogos de futebol no estado do Rio de Janeiro teve mais um capítulo no final de semana quando, em reunião virtual, mediada pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), os clubes da elite estadual aprovaram por unanimidade o protocolo de segurança Jogo Seguro. Entretanto, os clubes ainda não fecharam uma data para a retomada do futebol carioca.

O documento, que possui 12 páginas, fundamentado em conceitos da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Sociedades Médicas Especializadas, vai ser entregue aos órgãos governamentais, em momento oportuno, para apreciação e possíveis recomendações e servirá como guia para todos os clubes sobre o reinício progressivo das atividades de treinamento.

Só após o aval das autoridades sobre o protocolo é que uma data para a volta dos jogos vai ser decidida.

O presidente da Ferj, Rubens Lopes, abriu a reunião reforçando que não abrirá mão dos pilares alinhados desde o início: preservação da saúde individual e coletiva e contribuir ao combate à disseminação do covid-19, obediência às determinações das autoridades e observância do protocolo rigoroso e técnico com bases científicas.

Sobre o retorno dos jogos, tanto a prefeitura quanto o governo do Rio baixaram decretos autorizando a retomada de atividades esportivas de alto rendimento sem público e com atenção aos protocolos de higienização, com regras para a chegada dos clubes ao estádio e para a preparação das equipes nos jogos.

Além disso, no Conselho Arbitral, Fluminense e Botafogo, que ainda não voltaram aos treinos, foram contra a marcação de uma data para a volta dos jogos.

Segundo a Ferj, a direção do Tricolor sugeriu que as datas das partidas sejam estabelecidas em outro Conselho Arbitral, a ser marcado para discutir tal possibilidade.

Tanto o Glorioso quanto o Tricolor defendem um maior controle na taxa de contágio para retomar o torneio estadual.

Apesar da discussão, na segunda-feira, 8, o Tribunal de Justiça suspendeu a flexibilização da quarentena, incluindo a permissão para o retorno dos jogos em território fluminense.

Tal situação abre espaço para um novo debate: se a aprovação do retorno deve ser unânime ou não. Para a Ferj, um artigo do Regulamento Geral de Competições (RGC) que diz que "casos omissos ou conflitantes, a eles relacionados, caberão exclusivamente à Federação”, dão respaldo para a aprovação por maioria do votos.

Vale lembrar que os clubes de menor investimento são a favor do retorno imediato das competições em razão da verba da TV e dos contratos curtos que mantém com seus atletas.

Por outro lado, Bota e Flu, se baseiam no estatuto da Ferj em que consta que “o regulamento só poderá ser alterado pelo Conselho Arbitral por decisão unânime de seus integrantes." Para ambos, o caso não se configuraria como omisso.

A Ferj e os clubes decidiram ainda que as partidas devem ser disputadas preferencialmente no Maracanã, em São Januário e no Nilton Santos . As delegações devem ter, no máximo 40 pessoas, com apenas 32 podendo entrar nos vestiários.

Os times devem chegar obrigatoriamente uma hora antes de cada confronto com oito jogadores e membros da comissão no banco de reservas.

Em alguns países ao redor do mundo alguns campeonatos nacionais já retornaram, como na Alemanha e em Portugal.

Vale lembrar que no país germânico, foram até o momento 186.109 casos confirmados e 8.690 mortes por covid-19. Já em Portugal, foram computados 34.885 casos e 1.485 óbitos pelo novo coronavírus, segundo os dados da Universidade Johns Hopkins.

No Brasil, foram computados 691.758 casos confirmados e 36.455 óbitos pela doença.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.