MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Centro de Cidadania LGBTI segue atendendo 13 municípios da região durante a pandemia

Estado do Rio conta com oito centros de cidadania funcionando normalmente, segundo o governo estadual

Por Redação Multiplix
15/06/20 - 14:54
Centro de Cidadania LGBTI segue atendendo 13 municípios da região durante a pandemia São 13 municípios atendidos pelo Centro de Cidadania da Região Serrana | Foto: Banco de Imagem

Os Centros de Cidadania LGBTI promovem a defesa da cidadania e o acesso aos diretos LGBT, além do acolhimento da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, bem como familiares e amigos, e atendem diariamente milhares de pessoas. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, as oito unidades no estado do Rio de Janeiro continuam funcionando normalmente, inclusive a de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Os horários de atendimentos das unidades foram reduzidos, mas os serviços continuam. Em todo o estado do Rio, foram registrados, de janeiro a maio de 2020, 2.611 atendimentos, número superior aos 1.283 do mesmo período do ano passado.

“Estamos cumprindo nosso compromisso de assegurar ao público LGBTI o acesso a seus direitos e à cidadania neste período de pandemia. Infelizmente, muitas dessas pessoas ainda continuam sendo alvo de preconceito, discriminação e violação”, ressaltou a secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fernanda Titonel.

O Centro de Cidadania LGBTI Serrana fica em Nova Friburgo, na avenida Alberto Braune, 223, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entre os municípios atendidos estão Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeira de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.

Quem precisar de atendimento pode entrar em contato com a unidade Serrana no telefone (22) 2523-7907 ou mandar um email para friburgo.lgbt@gmail.com. O espaço oferece acolhimento e atendimento social, psicológico e jurídico à população LGBTI, garantindo o acesso a direitos, serviços e políticas públicas.

Principais demandas

Entre as principais demandas dos Centros de Cidadania LGBTI, estão as vítimas de agressão física e verbal, que são acolhidas e acompanhadas para registrar queixas nas delegacias e na Defensoria Pública. Também são atendidos casos de requalificação civil e apoio no cadastramento no CadÚnico e em outros programas sociais dos governos federal, estadual e municipal.

Além dos Centros de Cidadania LGBTI, há o Disque Cidadania e Direitos Humanos (0800 02345678) que recebe denúncias de violações, como crimes de LGBTIfobia como ofensas verbais e agressões físicas contra este público.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.