MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ceasa, em Friburgo, terá Circuito Agro de Negócios com abertura de crédito para produtores

Objetivo é aumentar em 48% o volume de crédito rural no Rio, em relação à safra anterior

Por Natalia Amorim
03/08/22 - 10:27
Ceasa, em Friburgo, terá Circuito Agro de Negócios com abertura de crédito para produtores Para a próxima safra, produtores rurais terão um volume maior de crédito | Foto: Divulgação/Elza Fiúza (Agência Brasil)

Os produtores rurais de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, terão a oportunidade de conseguir empréstimo e fazer novos negócios.

Nesta quinta-feira, dia 4, a cidade vai receber a carreta do Circuito de Negócios Agro. A ação está programada para acontecer na Central Estadual de Abastecimento (Ceasa), em Conquista, a partir das 9h.

A iniciativa do Banco do Brasil (BB) é um evento itinerante que, até o fim do ano, percorrerá mais de 80.000 km com carretas (agências móveis) em centenas de cidades do país.

A proposta é levar bons negócios para os produtores rurais, movimentar a economia de cada município, bem como realizar palestras para disseminar conhecimento técnico e boas práticas no campo.

A carreta do Circuito Agronegócios 2022 estará na Ceasa, em Conquista, na próxima quinta-feira, dia 4A carreta do Circuito Agronegócios 2022 estará na Ceasa, em Conquista, na próxima quinta-feira, dia 4 | Foto: Divulgação/Banco do Brasil

Os números apresentados pela Gerência de Crédito Agrícola do Banco do Brasil (CEAAB), na última semana, revelam que o estado do Rio de Janeiro teve um aumento de 31% no crédito rural da safra 2021/2022.

O presidente da CEAAB, Antônio Carlos Celles, diz, no entanto, que o Rio de Janeiro ainda contrata pouco crédito rural, quando comparado a outros estados:

De tudo o que foi contratado no Brasil na safra passada, correspondeu a 0,48%. Há espaço para um financiamento maior da cadeia agropecuária fluminense

Para a safra 22/23, o Banco do Brasil (BB) tem o objetivo de aumentar em 48% o volume de crédito rural no Rio, em relação à safra anterior. Será um total de R$ 580 milhões em operações de comercialização, investimento e custeio.

Há ainda as linhas para aquisição de propriedades rurais e projetos de preservação ligados à sustentabilidade.

Das 198 agências do banco no Rio, 92 são vocacionadas ao agro. É possível também pedir financiamento através de correspondentes bancários, como por exemplo a Emater e outras empresas, como as de revenda de máquinas agrícolas.

Para estar mais próximo do produtor do Rio, o BB volta a ter uma Superintendência de Crédito Rural no estado, que antes era vinculada à de Minas Gerais.

Segundo Doherty, a instituição tem desenvolvido ações como esses Circuitos de Negócios Agro no Rio, para levar ao produtor a informação e as orientações para tomada do crédito. Os Circuitos de Treinamento também estão previstos para ocorrer em vários municípios:

Com a pandemia, muita informação não chegou ao produtor. Agora esses encontros estão sendo um marco, além da volta das feiras agropecuárias.

Veja programação completa do circuito em Friburgo:

04/08 (quinta-feira)

  • 9h – Credenciamento e recepção dos convidados

  • 10h – Cerimônia de abertura, no palco da carreta

  • 11h – Senar – Palestra “Assistência Técnica e Gerencial”

  • 11h40 – Sebrae – “Palestra Criatividade Feminina”

  • 13h – Firjan – Palestra “Protagonismo Feminino”

  • 14h – Sebrae – Cooperativismo

  • 14h40 – OCB – Experiência Cooperativista

  • 15h20 – Emater Rio – Palestra “Apoio aos produtores rurais”

  • 16h – Encerramento

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.