MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Casos de Covid-19 avançam no país; Friburgo tem aumento de 600% em apenas uma semana

Ministério da Saúde recomenda a retomada do uso de máscaras e higienização das mãos em alguns casos

Por Nai Frossard
14/11/22 - 17:29
Casos de Covid-19 avançam no país; Friburgo tem aumento de 600% em apenas uma semana Ministério da Saúde faz alerta sobre o aumento no número de casos | Fotos: Reprodução/Marcelo Camargo (Agência Brasil)

Em apenas uma semana, Nova Friburgo, na Região Serrana, registrou um aumento de 600% no número de casos positivos de Covid-19. A alta nesse período é maior que a média no estado do Rio, que ficou em torno de 300%. Os índices também superam a curva de crescimento nacional, de 120%.

No boletim semanal divulgado pela prefeitura na última sexta-feira, 11, foram contabilizados 91 casos confirmados, no período entre os dias 5 e 11 de novembro. Na semana anterior, foram 13 casos positivados.

A ocupação de leitos também aumentou. No boletim de sexta-feira, a ocupação estava em 15,40%. Um dos pacientes está na UTI do Hospital Municipal Raul Sertã e outros seis estão internados em dois hospitais da cidade.

No boletim anterior, a ocupação dos leitos hospitalares – em unidades particulares e hospital municipal – era de 7,7%.

Nos últimos 15 dias foram feitos mais de 1.200 testes em Friburgo.

O número de testes com resultado positivo cresceu, de acordo com o boletim mais recente: dos 738 casos suspeitos, 12,7% eram Covid. Na semana anterior, foram realizados 476 testes e 2,7% tiveram confirmação da doença.

A prefeitura ressalta que o município continua oferecendo a vacinação de segunda a sexta-feira. A quinta dose para imunossuprimidos está disponibilizada na rede pública.

A Secretaria Municipal de Saúde segue monitorando o cenário epidemiológico e pede a população para manter em dia o esquema vacinal disponível. De acordo com a prefeitura, a secretaria pode editar novas recomendações de prevenção quando a situação municipal exigir.

Dados do estado

De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento de casos no Estado do Rio de Janeiro foi de 330% entre uma semana e outra. No período entre os dias 6 e 11 de novembro foram registrados 37.598 casos positivos. Na semana anterior, entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro, foram 8.736 casos.

No sábado, 12, a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, divulgou uma Nota Técnica que alerta sobre o aumento do número de casos de Covid-19 em todo país e a circulação de novas linhagens como a ômicron (e sublinhagens).

O documento do Ministério da Saúde recomenda que estados e municípios retomem o uso de máscara e a higienização frequente das mãos com álcool em gel ou água e sabão.

O órgão ressalta que a medida deve ser seguida, principalmente, “por indivíduos com fatores de risco para complicações da Covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades)”.

Também devem ser levadas em consideração as pessoas que tiveram contato com casos confirmados de Covid-19 e quem frequentar locais fechados e mal ventilados, com aglomeração e serviços de saúde.

A orientação foi feita após o número de novos casos de Covid-19 encerrar a semana com alta.

Dados nacionais

A média móvel dos últimos sete dias é de 8.448 casos diários da doença no país. Um aumento de 120% em relação à média móvel da semana anterior, quando foram registrados 3.834 casos por dia.

Segundo o Ministério da Saúde, entre os dias 6 e 11 de novembro foram notificados 57.825 casos e 314 mortes por Covid-19. Desde o início da pandemia até 11 de novembro de 2022, já são 34.908.198 casos e 688.656 óbitos acumulados por Covid-19 no Brasil.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.