MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cantagalo ganha duas praças equipadas homenageando cidadãs da cidade

Antiga Praça do Morcego, localizada à margem do Rio Paraíba, em São Sebastião do Paraíba, foi dividida em dois espaços

Por Sara Schuabb
21/01/19 - 12:14 | Atualizada em 24/07/20 - 17:23
Cantagalo ganha duas praças equipadas homenageando cidadãs da cidade As praças fazem homenagem a duas mulheres marcantes de São Sebastião da Paraíba: Maria Izabel de Oliveira Ramos e Inea Izabel de Paula | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cantagalo

A Praça dos Morcegos, em São Sebastiao do Paraíba, 4º Distrito de Cantagalo, ganhou nova estrutura. No local, no último sábado, 19 de janeiro, foram inauguradas duas praças localizadas às margens do Rio Paraíba: as praças Maria Izabel de Oliveira Ramos e Inea Izabel de Paula.

Os nomes das praças são homenagens às moradoras que marcaram a região. Conhecida carinhosamente por seus conterrâneos na região como “Dona Izabel”, Maria Izabel de Oliveira Ramos viveu até os 92 anos no distrito onde teve oito filhos e sete bisnetos. Foi homenageada por sua generosidade e por sua preocupação com o bem-estar de todos, e, também, por participar de todos os festejos religiosos da localidade. Já Inea Izabel de Paula foi uma das moradoras mais antigas e queridas da localidade. Conhecida como Dona Neinha, Viveu seus 93 anos em São Sebastião onde casou-se com o cantagalense Antônio Manoel de Paula Filho, conhecido como “Totonho de Paula”, com quem teve cinco filhos e oito netos.

As praças receberam um investimento no valor total de R$ 277.777,41 provenientes de recursos do Ministério das Cidades.

Os novos espaços dispõem de pavimentação, playground com brinquedos, academia ao ar livre com aparelhos de ginástica, destinada ao público da 3ª idade e, também, mesas e bancos com jogos de tabuleiros de damas.

São Sebastião do Paraíba

De acordo com o historiador local, João Bosco, o distrito é a maior bacia leiteira de Cantagalo, com terras muito férteis. Ele conta que os suíços vieram para Cantagalo na época em que Friburgo ainda estava compreendida no território do município para plantar café no Vale do Paraíba, que é uma área propícia e dinâmica para o plantio do grão, assim como todo o município de Cantagalo, e que, atualmente, merece atenção dos poderes públicos pelo potencial turístico.

“Antes da industrialização, o café era o carro-chefe da economia do município. Basta ver que na localidade quase 60% da população do Paraíba tem sobrenome suíço por conta da migração interna que ocorreu nessa localidade. Grandes líderes políticos de Cantagalo, como o coronel Manoel Marcelino de Paula e Wilder de Paula, pai do atual prefeito, Guga de Paula, também saíram de São Sebastião do Paraíba, que tem grande potencial para o turismo rural e de aventura, por conta do rio”, afirma.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.