MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Campanhas lembram da importância da prevenção às IST's durante o Carnaval

Ministério da Saúde já enviou mais de 128 mil camisinhas aos postos de saúde de todo o Brasil

Por Redação Multiplix
21/02/20 - 09:20
Campanhas lembram da importância da prevenção às IST's durante o Carnaval Campanhas de prevenção as IST’s são feitas durante todo o ano, principalmente no Carnaval | Foto: Divulgação/Rodrigo Nunes (Ministério da Saúde)

Todo Carnaval é a mesma coisa. São campanhas e mais campanhas sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Parece clichê, mas o assunto é de extrema importância, visto que os números de casos registrados de doenças transmitidas sexualmente no Brasil são alarmantes.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2020 vão ser distribuídas 128,6 milhões de camisinhas masculinas e femininas nos postos de saúde de todo o país garantindo a proteção durante a folia.

“Todos os estados estarão abastecidos até o início do Carnaval. São 125,1 milhões de camisinhas masculinas e 3,4 milhões femininas, além de 8,9 milhões de unidades de gel lubrificante”, destacou o Ministério em nota divulgada no site.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, um ônibus estará estacionado em frente ao IENF, distribuindo cartilhas, camisinhas e informações sobre IST, durante todo o período do Carnaval.

Para prevenir contra gonorreia, clamídia, sífilis e, principalmente, o HIV, o preservativo é o principal e mais eficaz meio de prevenção. Ainda segundo o Ministério da Saúde, dados do último boletim epidemiológico do HIV/Aids mostra que o HIV cresceu mais entre os jovens brasileiros na faixa etária de 20 a 34 anos (52,7%).

Ao abrir mão do preservativo, os parceiros ficam expostos. Durante o Carnaval, o Ministério da Saúde reforça ainda mais o uso da camisinha. “As infecções transmitidas por relação sexual são causadas por mais de 30 vírus e bactérias através do contato, sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada”, explicou.

Se há dúvida, faça o teste

O Ministério da Saúde também destaca a importância de fazer o teste na unidade de saúde mais próxima de casa, caso apresentem sintomas distintos para as diferentes ISTs. “Uma pessoa pode estar infectada por mais de uma Infecção Sexualmente Transmissível ao mesmo tempo ou contrair várias ao longo da vida”, finalizou.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.