MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Caiu! Secretária de Saúde de Nova Friburgo deixa cargo após vazamento de áudio

Decisão foi tomada no início da noite depois de reunião entre Tânia Trilha e o prefeito Renato Bravo

Por Redação Multiplix
11/06/19 - 19:37 | Atualizada em 11/06/19 - 20:10
Caiu! Secretária de Saúde de Nova Friburgo deixa cargo após vazamento de áudio Tânia Trilha deixa cargo de secretária de Saúde menos de 24 horas após vazamento de áudio | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A secretária de Saúde de Nova Friburgo, Tânia Trilha, deixou o cargo nesta terça-feira, 11. A decisão foi anunciada no início da noite. Segundo a assessoria de Comunicação da prefeitura, a saída de Tânia foi acertada após reunião entre a então secretária e o prefeito Renato Bravo. O nome do novo titular da pasta ainda não foi divulgado.

“O Prefeito Renato Bravo realizou uma reunião, na noite desta terça-feira, 11/06, com a Secretária de Saúde Tânia Trilha. No encontro, ficou acertado que, a partir de agora, Tânia deixará o cargo”, diz o comunicado.

A decisão ocorre menos de 24 horas após o vazamento de um áudio envolvendo Tânia, na noite de segunda, em uma conversa com o ex-diretor do Hospital Raul Sertã, Arthur Mattar Gremion. O áudio viralizou nas redes sociais.

No áudio, com apenas 16 segundos, a secretária dá ordens com relação ao caso de um paciente.

Arthur, meu querido, olha só, eu preciso só que resolva. Que opere o paciente ou que ele morra, entendeu? Pra gente se ver livre do problema. É só o que eu preciso, porque eu tenho que cumprir uma decisão judicial. Você me ajuda nisso? Obrigada, meu querido.

Tânia Trilha é professora e advogada, tendo assumido a gestão executiva da Saúde em setembro de 2018, após a saída do então secretário Christiano Huguenin. Antes, Tânia havia sido subsecretária de Saúde. Também já teve passagem pelas secretarias de Educação, Fazenda e Logística, e Infraestrutura, em governos anteriores.

Postagem em rede social

Em nota publicada em uma rede social, Tânia confirmou a saída da secretaria e justificou o contexto do áudio. Confira a íntegra do posicionamento abaixo:

“Comunico a quem interessa possa que acabei de pedir a minha exoneração do cargo de Secretária Municipal de Saúde de Nova Friburgo.

Resposta ao áudio.

Em 23/01/2019, recebemos um mandado judicial para internação de um paciente no CTI. Como de costume, falamos no grupo restrito da Direção do hospital Raul Sertã, em que participavam eu, o Diretor Médico na ocasião, Arthur Mattar, a Diretora Geral e a Subsecretária de Atenção Hospitalar, vez que sempre conversávamos de forma privada em tal grupo, sobre o direcionamento das condutas a serem realizadas. Ressalvando que as condutas médicas não eram de minha competência, pois o médico dirigente, era o Dr. Arthur, que no caso do referido paciente, ele mesmo já havia nos informado da situação de risco de morte e que só teria vaga no CTI do nosso hospital se alguém morresse, ou seja, se tivesse “alta celestial”, palavras frequentes do Dr. Arthur.

O paciente, segundo o Diretor Médico, tinha a saúde completamente debilitada, necessitando fazer uma cirurgia e o mandado determinava a internação dele no CTI. Nosso hospital não tinha leito de CTI vago. Autorizei de pronto a internação dele em um hospital privado da municipalidade, arcando a administração pública com o custo e demais despesas necessárias à acomodação do paciente no CTI, prática reiterada, por vezes, pois nossa gestão prima sempre pela vida. Prática essa que aprendi em casa com a minha família e a pratico no dia a dia por aqueles que comigo convivem, sendo fácil comprovar.

Após horas e horas de discussão que se prolongou até o dia 24/01, a respeito da situação do paciente, se primeiro seria feita a cirurgia e depois a sua remoção para o CTI, ou vice versa, aguardando posicionamento do Diretor Médico quanto ao contato com os profissionais que realizariam a cirurgia e quanto a decisão se o paciente estava estável o suficiente para suportar o procedimento, eu disse com ênfase às frases veiculadas no áudio de forma isolada, buscando não a morte do paciente, mas a resolutividade da circunstância.

Entendo que a conduta de divulgar um áudio de um grupo privado de Direção descontextualizada, é um ato criminoso e no mínimo antiético que não merece crédito, pois se vale de um momento político e de julgamento daqueles que desconhecem a minha postura integra, profissional e acima de tudo humana. Sendo certo que as medidas judiciais cabíveis serão tomadas.

Tânia Trilha."

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Cremerj acionará Ministério Público contra secretária de Saúde de Friburgo

CPI da Saúde de Friburgo conclui fase de oitivas. Saiba o que acontece agora


Arthur Mattar

Arthur Mattar Gremion Soares foi diretor-técnico do Hospital Municipal Raul Sertã entre novembro de 2018 e maio deste ano. Ele pediu demissão do cargo e entregou carta à Câmara de Vereadores da cidade comunicando seu desligamento. Na carta, o ex-diretor não apontava claramente os motivos de seu desligamento, mas indicava que não compactuava com a gestão da Secretaria Municipal de Saúde, na qual, segundo ele, “os valores judiciais são mais importantes que os humanos”.

No documento, o ex-diretor destacou também que, por respeito ao seu juramento médico e aos seus princípios, e por entender que não conseguiria mudar o quadro atual do local, decidiu sair do governo, o qual classificou como “gestão incompetente e onde uma lei vale mais que uma vida”.

Posição do Cremerj e da Comissão de Saúde da Câmara

Durante a tarde, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) chegou a publicar nota de repúdio em seu site, denunciando o ocorrido no Hospital Raul Sertã, em Nova Friburgo, alegando que a suposta atitude da secretária feria os princípios fundamentais do Código de Ética Médica e da Constituição Federal.

O Cremerj ainda afirmou que ingressaria com representação de improbidade administrativa no Ministério Público do Rio de Janeiro, por violação do princípio da moralidade administrativa.

A Comissão de Saúde, Prevenção e Combate ao Uso de Drogas da Câmara Municipal, por meio de seu presidente, vereador Wellington Moreira (MBD), também se posicionou sobre o caso e ingressou com um requerimento no MPRJ solicitando a exoneração imediata da secretária de Saúde


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.