MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio vai receber 1° Encontro de Observadores de Pássaros no fim de semana

Inscrições vão até esta sexta-feira, 10; veja como participar

Por Mateus Marinho
09/12/21 - 10:23
Cabo Frio vai receber 1° Encontro de Observadores de Pássaros no fim de semana O Brasil é um destino famoso para observadores de aves | Foto: Banco de imagem

Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vai receber o 1° Encontro de Observadores de Pássaros. O evento será realizado no Parque Ecológico Municipal Dormitório das Garças, na avenida Wilson Mendes, s/nº, no próximo sábado, dia 11, a partir das 6h.

O objetivo do encontro é estimular a prática do ecoturismo de observação e fotografia de aves residentes e migratórias. Para participar do evento é necessário fazer a inscrição até esta sexta-feira, 10, através deste link.

No dia do encontro é importante levar água, protetor solar, utilizar roupas leves, calçados confortáveis, chapéu (boné) e óculos de sol.

Apesar de ser uma atividade antiga na Europa e nos Estados Unidos, o Brasil é um destino famoso de observadores de aves, pois possui mais de 1.919 espécies, de acordo com o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO).

Cabo Frio, por sua localização geográfica, tem um papel importante na migração de espécies de aves aquáticas que encontram no município o descanso e a alimentação necessária para a longa jornada.

Com a multiplicação de comunidades virtuais e a formação de grupos que viajam o país em busca de registros dos seus pássaros preferidos ou de registros inéditos, muitos observadores publicam as fotos no site: wikiavesbrasil, um dos maiores do mundo sobre o assunto.

De acordo com o portal, só em Cabo Frio existem atualmente 5423 fotos de aves, num total de 265 espécies registradas de 62 observadores de diversas localidades.

Dormitório das Garças

O Dormitório das Garças é um ecossistema de manguezal revestido de importância especial por estar situado no início da maior laguna hipersalina do planeta em estado permanentemente aberto, e abriga uma população com cerca de 1.400 garças brancas, colhereiros (visitantes sazonais), além de mais 39 espécies de aves.

Ocupando uma área de aproximadamente 215.000 m², não recebendo qualquer aporte sistemático de água doce, o parque apresenta relevo plano, clima seco, alta insolação, baixa pluviosidade e ventos constantes.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.