MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio terá polo de extensão da Uerj com projetos de esporte, cultura e educação

Convênio entre prefeitura e universidade vai atender mais de duas mil pessoas na cidade

Por Mateus Marinho
23/03/22 - 12:14
Cabo Frio terá polo de extensão da Uerj com projetos de esporte, cultura e educação Polo de extensão da Uerj vai trazer 19 projetos para Cabo Frio | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, segue firmando parcerias com instituições públicas de ensino superior. Foi assinado nessa terça-feira, 22, um novo convênio para projetos em conjunto com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Anteriormente, o município já havia fechado uma parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

A previsão é de que mais de duas mil pessoas sejam beneficiadas com as atividades que serão desenvolvidas para os munícipes. A Uerj vai atuar em dez projetos esportivos, sete projetos culturais e dois projetos educacionais voltados para diversas comunidades de Cabo Frio.

Para o prefeito José Bonifácio, com esse convênio, a universidade traz mais um pouco de sua estrutura, chegando às comunidades, principalmente as mais carentes.

“Tenho repetido que precisamos unir esforços para ajudar nossa cidade a passar por todas as dificuldades. Hoje, a Uerj, na pessoa do reitor Ricardo Lodi, vem trazer o polo de extensão que é muito importante para nossas comunidades. Vamos levar mais esporte, cultura e educação para a periferia, para quem mais precisa. Para mim, na hora de buscar ajuda para Cabo Frio não existem lados opostos e sim um único objetivo, que é fazer nosso município progredir”, afirma o prefeito.

O reitor da Uerj, Ricardo Lodi, destacou que a universidade, desde o ano passado, tem investido em Cabo Frio. Primeiro com a inauguração do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, inaugurado no Jardim Flamboyant no ano passado, e agora com o polo de extensão que vai trazer 19 projetos para o município.

“Me enche de orgulho ver uma parceria dessa sendo firmada. A Uerj é do estado e, portanto, deve expandir o campo de atuação para os demais municípios, avançando por meio das parcerias. Não para por aí, vamos abrir três cursos de graduação em Cabo Frio, que serão, medicina, geografia e licenças agrárias. Os imóveis onde funcionam o hospital e onde instalados os cursos estão sendo desapropriados. Ou seja, a Uerj veio para Cabo Frio para ficar”, adianta o reitor Ricardo Lodi.

O acordo foi firmado em solenidade realizada na Praça Tiradentes, em frente à sede do governo municipal, com a presença do prefeito, do reitor e do diretor financeiro da Alerj, Jânio Mendes.

Esporte, cultura e educação

O convênio entre Cabo Frio e a Uerj prevê projetos na área de educação, que visam garantir que os alunos das comunidades tenham as mesmas oportunidades na alfabetização e reforço escolar, com o pré-vestibular social e as aulas de alfabetização e reforço escolar para jovens, adultos e idosos.

Na área do esporte, serão oferecidos projetos, como: aulas de boxe, jiu-jítsu e defesa pessoal, judô, natação em águas abertas, ginásticas funcional, artística e acrobática, dança, vôlei, futevôlei. Todos os projetos serão desenvolvidos nos bairros Manoel Corrêa, Jardim Esperança, Jacaré, Jardim Caiçara, Vila do Sol e em Tamoios.

Na área cultural, serão realizadas aulas de violão e violino; oficinas de grafite e desenho, tambores urbanos, artesanato e economia criativa. Além do projeto cultural 'Notas da Periferia', para crianças e adolescentes.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.