MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio e Arraial do Cabo assinam Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial

Iniciativa vai apoiar setores da cultura, educação, saúde e segurança pública em diversas cidades do país

Por Redação Multiplix
22/06/22 - 10:33
Cabo Frio e Arraial do Cabo assinam Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial No total, 24 cidades brasileiras compõe a Rede de Cidades Antirracistas | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo

Cabo Frio e Arraial do Cabo foram as únicas cidades da Região dos Lagos do Rio a assinaram o convênio para a construção da Rede de Cidades Antirracistas por meio do Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial nos municípios brasileiros.

A iniciativa organizada pela Prefeitura do Rio de Janeiro também conta com a participação de cidades da Baixada, Norte e Sul Fluminense, Serrana e Metropolitana, além de Salvador.

No total, 24 cidades brasileiras compõem a Rede de Cidades Antirracistas, número que pode crescer ao longo do tempo.

“É preciso haver uma articulação intermunicipal efetiva, com foco nas periferias e na população negra brasileira, considerando fomento direto, apoio para a constituição de órgãos executivos e consultivos de desenvolvimento de políticas públicas de promoção da igualdade racial e cooperação técnica para projetos e ações nesse âmbito”, disse Jorge Freire, Coordenador Executivo de Promoção da Igualdade Racial, idealizador do Pacto.

São esperadas ações conjuntas de apoio à cultura, lazer, educação, saúde, esporte, patrimônio cultural e ambiental e segurança pública, promovendo a igualdade racial em todas as esferas sociais. Além disso, a iniciativa pretende valorizar as tradições da cultura afro-indígena.

"O racismo e o preconceito sempre estiveram em um alto índice, só que mais escondido e não tão divulgado. Para combater isso, precisamos começar por algum lugar. A união dos municípios vai contribuir muito para que a iniciativa dê certo", afirmou Newton Souza, integrante do movimento negro na Região do Lagos.

A assinatura do documento aconteceu na última segunda-feira, 21, no Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab), na capital, e foi feita por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher. Também participaram da ação, representantes da Secretaria de Educação e da Subsecretaria de Cultura.

Assinatura aconteceu no início da semana no Rio Assinatura aconteceu no início da semana no Rio | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo

O Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial – Rede de Cidades Antirracistas, que está alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e que também tem parceria com a Unesco, está organizado em quatro diretrizes: governança integrada e desenvolvimento territorial; educação; pesquisa; desenvolvimento e inovação; combate às desigualdades étnico-raciais e ao preconceito; patrimônio cultural e direito à cidade.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.