MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio, Araruama, Búzios e Arraial celebram Dia de São Pedro com programação especial

Missas, procissão marítima e terrestre, show de prêmios, barraquinhas e outras atrações marcam as festividades

Por Déborah Carvalho
29/06/22 - 11:17
Cabo Frio, Araruama, Búzios e Arraial celebram Dia de São Pedro com programação especial Marina dos Pescadores, em Arraial do Cabo, recebeu Missa Campal nesta quarta em homenagem ao Padroeiro dos Pescadores | Foto: Ana Bezerra

O Dia de São Pedro, o Padroeiro dos Pescadores, celebrado nesta quarta-feira, dia 29, é comemorado com festa religiosa e programação extensa em Cabo Frio, Araruama, Búzios e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.

Missas, procissão marítima e terrestre, além de festa com barraquinhas, marcam as festividades nas cidades a partir de hoje.

A Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, recebeu uma Missa Campal na manhã desta quarta-feira em comemoração ao dia do santo.

A programação continua no distrito onde uma missa será celebrada, às 19h, na Igreja São Pedro, em Figueira. Logo após, haverá queima de fogos. Amanhã, dia 30, acontece a Adoração ao Santíssimo Sacramento e o encerramento do Tríduo.

Os festejos continuam na sexta e no sábado na parte externa da igreja, com show ao vivo, bazar, barraquinhas com comidas típicas e brincadeiras.

No domingo, às 9h30, os fiéis seguem em procissão, logo após a Santa Missa Campal. A festividade será encerrada com show de prêmios, às 15h, na Igreja São Pedro.

As atrações seguem até domingo também em outros municípios.

Cabo Frio

As atividades começam nesta quarta, dia 29, na comunidade católica do bairro Aquarius, em Tamoios, segundo distrito da cidade, com missa e procissão. A programação festiva segue até domingo.

Nesta quarta, a missa ocorre às 19h, na sede da paróquia, na rua da Torre, em Aquarius, seguida de procissão pelas ruas do bairro e retornando para a igreja. De sexta a domingo, vai ter quadrilha junina, pescaria, pula-pula e atrações musicais religiosas da comunidade.

Na sexta, dia 1º, vai ter show com os Discípulos da Cruz. Já no sábado, 2, é a vez dos Filhos de Maria, de São Gonçalo. Fechando a programação, no domingo, dia 3, a atração será por conta do Infinito Louvor.

O padre João Gabriel, pároco da igreja que leva o nome dos santos católicos, São Pedro e São Paulo, conta que a festa é tradicional para os moradores e que, após o período de pandemia, estão empenhados em fazer uma celebração repleta de beleza e animação.

“As festas da paróquia sempre visam o aprofundamento da fé, uma demonstração pública, mas também um momento de confraternização. A festa de um padroeiro de uma comunidade é sempre um momento de muita graça para toda a paróquia. Que todos se sintam motivados para participarem conosco nesse momento de fé e alegria”, disse o pároco.

A festa religiosa e cultural, que tem apoio da prefeitura, é de grande relevância para o desenvolvimento do turismo religioso da cidade.

“Fomentar o turismo religioso é uma das ferramentas para garantir a geração de renda e a preservação do ativo cultural de Tamoios. As comemorações de São Pedro e São Paulo são de grande relevância para as comunidades envolvidas”, ressaltou Katyuscia Brito, secretária de Turismo de Cabo Frio.

Araruama

A 3ª Festa dos Pescadores vai acontecer neste fim de semana, nos dias 2 e 3 de julho, na sede da Colônia dos Pescadores Z-28, localizada na rua Cavalcante, nº 70, no bairro Pontinha do Outeiro (Rancho dos Pescadores), das 11h às 18h.

Durante os dois dias de festa, o público vai contar com barraca dos pescadores que vão vender comidas típicas da pesca, como peixe frito, peixe na brasa, peixe ensopado com pirão, caldinho de peixe, empada e pastel de camarão.

No domingo vai acontecer a tradicional Procissão Marítima. Cerca de 20 barcos vão percorrer trechos da Lagoa de Araruama, saindo da Igreja de São Pedro (Igreja Brasileira), localizada no bairro Praia do Hospício, em direção à Colônia dos Pescadores Z-28.

Búzios

A tradicional Festa de São Pedro começou na última segunda-feira com inauguração da Exposição Heróis no Mar, no Espaço Zanini. A mostra ficará disponível até o dia 8 de julho. A visitação acontece de diariamente, das 9h às 18h.

No sábado, dia 2, a comemoração conta com programação diversificada. A partir das 18h, no Morro da histórica Capela de Sant’Anna, começa o repique dos sinos e Reza do Terço; às 20h, a Santa Missa; às 21h, a festa continua com quadrilha, barraquinhas com comidas típicas e outros eventos.

No domingo, 3, haverá café da manhã, às 8h, com os pescadores na praça dos Pescadores, no Centro. Já às 11h, está programada uma Procissão Marítima com a imagem de São Pedro.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.