MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Búzios promove campanha no mês dedicado ao combate à violência contra a mulher

"Agosto Lilás" tem programação de atendimento e apoio às vítimas; confira

Por Juan Rodriguez
02/08/21 - 17:24
Búzios promove campanha no mês dedicado ao combate à violência contra a mulher "Agosto Lilás" tem programação de atendimento e apoio às mulheres | Foto: Banco de Imagens

A Secretaria da Mulher e do Idoso de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, iniciou a campanha "Agosto Lilás". O objetivo é conscientizar a população e os turistas sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher.

Até o fim deste mês, será realizada uma programação para divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e as formas de denúncia existentes, além de intensificar os trabalhos da Lei Maria da Penha.

Segundo a secretária da pasta, Daniele Guimarães, os prédios públicos receberam iluminação lilás para chamar a atenção dos moradores no primeiro dia da campanha.

“As pessoas precisam se conscientizar sobre os mais diversos atos e atitudes covardes e injustas contra as mulheres, que devem ser tratadas com respeito e dignidade. A secretaria continuará fazendo o que estiver ao alcance para proteger todas”, ressaltou.

Número de atendimentos

No segundo trimestre de 2021, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Búzios atendeu 121 mulheres vítimas de violências domésticas. Deste total, 53 foram inseridas no programa de atendimento da secretaria. O Ceam oferece uma estrutura com profissionais capacitadas para o acolhimento, incluindo assistentes sociais, psicólogas, advogadas e guardas municipais.

O atendimento no Ceam é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Camila nº 04, galeria Porto Belo, no bairro Manguinhos. Toda mulher que se sente ameaçada, machucada, humilhada e tem seus direitos privados pode ligar para o número 180 ou pedir ajuda ao Ceam.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), mais de 250 mulheres foram vítimas de violência por dia durante o isolamento social no estado do Rio de Janeiro em 2020. Cerca de 61% desses casos ocorreram dentro das residências.

Confira as atividades do "Agosto Lilás" em Búzios:

  • 04/08: Blitz “História de superação da violência” (DPO de Manguinhos, às 10h)
  • 07/08: Patrulha na Praça do Inefi, de 9h às 12h (Rasa)
  • 13/08: Visitas educativas nos comércios e órgãos
  • 18/08: Mulheres em movimento pelo fim da violência (Praça Santos Dumont, às 15h30)
  • 20/08: Patrulha na Praça Zé Paraíba, de 9h à 12h (Cem Braças)
  • 25/08: Exposição “Padrões não definem minha beleza” (Espaço Cultural Zanine – Abertura às 16h)

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.