MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Brasil e Rio de Janeiro ainda não chegaram ao pico da pandemia do covid-19

Coordenadora do setor de infecção do hospital Santa Teresa, em Petrópolis, alerta que para ajudar a diminuir o contágio da doença é preciso uma população bem informada

Por Isadora Jaron
04/06/20 - 16:21
Brasil e Rio de Janeiro ainda não chegaram ao pico da pandemia do covid-19 População tem papel importante para conter a curva do coronavírus | Foto: Banco de Imagem

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou esta semana que o Brasil ainda não chegou ao pico da pandemia do novo coronavírus. O país segue sendo um dos com o maior aumento diário de casos. Só ontem, 3, foram mais de 28 mil registros. No Rio de Janeiro, o pico também ainda não chegou, de acordo com o modelo estatístico Covid-19 Analytics da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio).

Por isso, profissionais da saúde acreditam que daqui para frente, se houver a retomada das atividades sem levar em consideração critérios técnicos e científicos, os casos podem aumentar consideravelmente. O estado do Rio, por exemplo, deve começar a relaxar as medidas restritivas a partir da próxima semana.

“Acompanhando o número de notificações, acreditamos que com a retomada das atividades o número de casos tende a aumentar”, diz Janaína Correa, enfermeira coordenadora do setor de infecção do hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Metropolitana do Rio.

Segundo a profissional, é importante que a população esteja conscientizada em relação ao isolamento social e as medidas de proteção caso seja extremamente necessário sair de casa.

“Uma população bem informada ajuda a diminuir o contágio da doença. As medidas de proteção que ajudam a diminuir o contágio incluem o uso da máscara, distanciamento social e, principalmente, higienização das mãos”, destacou a profissional de saúde.

Mesmo com os estudos e estatísticas, que preveem que o país atinja a marca de 1 milhão de casos confirmados do covid-19 nos próximos 14 dias e 49 mil mortes no mesmo período, não há como saber por quanto tempo o Brasil ainda terá que enfrentar a pandemia. Porém, a população tem papel fundamental no controle da curva de contágio do covid-19.

“A população terá papel fundamental para conter a avanço do coronavírus e isso se dá através de uma conscientização das ações de medida de proteção. Quanto mais medidas forem adotadas, menor será o contágio. Sem medidas de proteção não teremos como conter a transmissão do coronavírus”, finalizou Janaína.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.