MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Bicentenário da Independência será comemorado com programação em Cabo Frio e Araruama

Desfiles cívicos, feira cultural e atividades lúdicas e esportivas estão entre as atrações

Por Déborah Carvalho
05/09/22 - 17:14
Bicentenário da Independência será comemorado com programação em Cabo Frio e Araruama Tradicional desfile em homenagem ao Dia da Independência será realizado na próxima quarta | Foto: Divulgação/Prefeitura de Araruama

Para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil, comemorado nesta quarta-feira, dia 7, os municípios de Cabo Frio e Araruama, na Região dos Lagos do Rio, prepararam uma programação especial para marcar a data.

Em Cabo Frio, a abertura acontece no dia do feriado nacional, às 9h, em frente à sede da prefeitura, com hasteamento da bandeira do Brasil e apresentação musical com o Coral Marearte.

A partir das 11h, será realizada uma solenidade de instalação do Núcleo do Programa de Educação e Cultura Ambiental na Casa do Bicentenário, espaço inaugurado no último ano, ao lado do Parque Municipal da Fonte do Itajuru, que também recebe, a partir do meio-dia, a Feira Cultural e Afroempreendedora Dandaras.

Os festejos continuam nos dias 8, 14 e 28 de setembro na Casa de Cultura José de Dome, no Charitas.

Em Araruama, os duzentos anos da Independência do Brasil serão celebrados com dois desfiles cívicos.

A abertura da Semana da Pátria na cidade estava programada para acontecer no último fim de semana em São Vicente, no terceiro distrito, mas precisou ser transferida para a próxima sexta-feira, em virtude das condições climáticas.

Em nota, a prefeitura disse que, "devido ao tempo chuvoso na última sexta-feira, 4, a equipe organizadora do desfile decidiu transferir a data do evento para o dia 9 de setembro".

O primeiro desfile da programação alusiva ao bicentenário vai acontecer na quarta-feira, dia 7, na praça Menino João Hélio, no centro da cidade.

Confira a programação completa nas duas cidades

Cabo Frio

07/09 (quarta-feira)

  • 9h – Solenidade de Hasteamento da Bandeira – Apresentação do Coral Marearte (Sede da Prefeitura)

  • 11h – Solenidade de Instalação do Núcleo do Programa de Educação e Cultura Ambiental – Secretaria de Meio Ambiente (Casa do Bicentenário)

  • 12h às 17h: “Dandaras: Feira Cultural e Afroempreendedora” (Casa do Bicentenário)

  • 14h – “Pintando o Sete”: oficinas de artes com crianças – participação do artista plástico Noah (Casa do Bicentenário)

  • 16h – Apresentação Musical (Casa do Bicentenário)

  • 19h – Painel: “Maria Felipa: Rainha Invisibilizada da História de Independência” com a pesquisadora e estilista Liana Santos (Charitas)

08/09 (quinta-feira)

  • 18h – “Independência, Formação do Estado, Cidadania e a Questão Racial – conferência com o Dr. Roberto Luís Machado Martins, escritor e doutor em História Comparada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Charitas)

  • 19h – “Ecos do Bicentenário da Independência em Cabo Frio” – mesa redonda com os autores cabo-frienses da coletânea sobre o bicentenário (Charitas)

14/09 (quarta-feira)

  • 15h – Exposição do tema “Violação de direitos e a política de enfrentamento à violência contra a mulher – Equipe técnica Sudim (Superintendência dos Direitos da Mulher); Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher) (Casa do Bicentenário)

  • 16h – Atividade de atendimento à saúde da mulher – Projeto de Coleta de Preventivo Comunitária – Programa de Extensão da Universidade Veiga de Almeida – (Casa do Bicentenário).

27/09 (terça-feira)

  • 9h - Atividades para as crianças do Cras do município – atividades artísticas, lúdicas e esportivas – (Casa do Bicentenário)

28/09 (quarta-feira)

  • 14h - Atividades para as crianças do Cras do município – atividades artísticas, lúdicas e esportivas – (Casa do Bicentenário)

Araruama

07/09 (quarta-feira)

Local: Praça Menino João Hélio

  • 9h30: Hasteamento dos Pavilhões

  • 10h: Desfile Cívico na Avenida Brasil

09/09 (sexta-feira)

Local: Subprefeitura de São Vicente

  • 9h30: Hasteamento dos Pavilhões

  • 10h: Desfile Cívico em frente à subprefeitura

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.