MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Aulas presenciais serão intensificadas na maioria das cidades da Região dos Lagos na próxima semana

Sistema de ensino híbrido vai continuar. Confira o cronograma previsto para a próxima semana em Cabo Frio, Búzios, Araruama e Arraial do Cabo

Por Mateus Marinho
14/10/21 - 11:09
Aulas presenciais serão intensificadas na maioria das cidades da Região dos Lagos Búzios conta com o sistema híbrido de ensino desde o dia 16 de agosto | Foto: Divulgação/Prefeitura de Armação dos Búzios

O retorno à vida normal não tem sido fácil para ninguém. Muito menos para as crianças, que ficaram mais de um ano sem poder ir à escola por causa da pandemia. Mas, aos poucos, a normalidade vem tomando conta do cotidiano de todos, e as tarefas corriqueiras do dia a dia, como estudar, vão acontecendo com mais naturalidade.

Nas cidades da Região dos Lagos do Rio, por exemplo, o retorno às atividades escolares está acontecendo gradualmente, com os municípios colocando em prática o ensino híbrido, que alterna entre o presencial e a distância.

Porém, na próxima semana, o ensino presencial será intensificado na maioria das cidades do interior do Rio. Confira o cronograma previsto para a volta às aulas em cada município:

Cabo Frio

As aulas retornam ao ensino presencial na segunda-feira, dia 18 de outubro. A prefeitura diz que a meta é de retorno de 100% das unidades escolares às atividades híbridas. A quantidade de alunos por turma, no entanto, permanece em 70%, conforme bandeiramento do estado (atualmente na cor laranja), que permite que o retorno em 100% ocorra apenas em bandeira verde.

A adesão de alunos ao retorno híbrido está abaixo do esperado, em uma média de 50%. Segundo dados da secretaria de Educação, em fevereiro de 2020, havia 29.532 alunos matriculados distribuídos em 1.379 turmas. Já em setembro de 2021, o número aumentou para 32.037 alunos matriculados em 1.342 turmas.

Os pais ou responsáveis continuarão podendo optar pela atividade presencial ou não, e as atividades em 2021 poderão ser feitas de forma online.

Em Cabo Frio, a adesão de alunos ao retorno híbrido está abaixo do esperado, com uma média de 50% Em Cabo Frio, a adesão de alunos ao retorno híbrido está abaixo do esperado, com uma média de 50% | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Armação dos Búzios

Búzios conta com o sistema híbrido de ensino desde o dia 16 de agosto. A prefeitura do balneário informou que, também a partir de segunda-feira, 18, as unidades escolares que atendem estudantes dos anos finais (6⁰ ao 9⁰ ano) e ensino médio funcionarão com 75% da sua capacidade, conforme prevê o decreto publicado em 30 de julho de 2021, sob o n⁰ 1.674.

Os alunos da rede municipal foram divididos em três grupos, divididos por séries: A, B e C. Com a medida, os grupos A e B começarão a frequentar todos os dias as escolas. Os estudantes do grupo C, em que os pais e/ou responsáveis optaram pelo ensino não presencial, permanecerão em casa.

Arraial do Cabo

Desde o dia 9 de agosto, as aulas retornaram no sistema híbrido para todos os alunos do 1° ao 9° ano e EJA, exceto creche e educação infantil, que ainda não têm previsão de retorno.

De acordo com a prefeitura, apenas 1/3 dos alunos retornou às escolas para o ensino presencial, o restante está estudando no modo online.

Araruama

As aulas voltaram no sistema híbrido no primeiro semestre de 2021, com alunos do pré-escolar ao 9º ano, além do ensino regular e EJA.

Os alunos da creche, no momento, estão participando das aulas online, ainda segundo a prefeitura.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.