MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Aulas na rede municipal de ensino de Nova Friburgo estão suspensas até junho

Decreto foi assinado nesta terça-feira, 28, pelo prefeito Renato Bravo, que antecipa também as férias dos servidores municipais da educação

Por Redação Multiplix
29/04/20 - 09:40
Aulas na rede municipal de ensino de Nova Friburgo estão suspensas até junho Aulas online não vão ser oferecidas aos alunos da rede pública de Nova Friburgo | Foto: Divulgação/Leonardo Vellozo (Prefeitura de Nova Friburgo)

A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, antecipou as férias escolares da rede municipal de ensino mais uma vez, devido a pandemia do novo coronavírus. O decreto nº 566 foi assinado pelo prefeito Renato Bravo nesta terça-feira, 28.

De acordo com o documento, considerado as medidas de contenção da expansão do covid-19, a antecipação das férias escolares é para manter os profissionais e alunos em casa.

A prefeitura divulgou que são cerca de três mil servidores que vão ser abrangidos pelo decreto que já entrou em vigor ontem a noite, com a publicação no site do Executivo. As férias, então, vão acontecer do dia 4 de maio de 2020 a 2 de junho de 2020. Antes deste período não haverá o retorno das aulas.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) segue funcionando de acordo com os decretos municipais reguladores das repartições públicas municipais. Porém, os servidores do Núcleo Central da SME vão trabalhar em regime de plantão ou revezamento, podendo ser ainda fora das instalações físicas da secretaria, em trabalho remoto.

“Além disso, com base na Medida Provisória n. 927/20, que disciplinou os procedimentos destinados à adoção de medidas trabalhistas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, o pagamento de 1/3 das férias será feito até o dia 20 de dezembro de 2020. Por enquanto, não há uma data prevista para o pagamento do 1/3 de férias”, destacou a prefeitura em nota.

Ainda segundo o Executivo, o salário continuará sendo pago normalmente.

Com relação aos estudos e a disponibilidade de conteúdo online, a prefeitura esclarece que nem todos os alunos da rede municipal de ensino possuem internet e, por isso, não será possível oferecer o conteúdo virtual para os estudantes.

“Não se pode esquecer que a rede municipal abrange Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, incluindo EJA. Por mais que os pais se esforcem, não há como substituir o papel do professor, que hoje não pode estar em contato direto com seus alunos. Especialmente em relação aos alunos até o 5º ano do Ensino Fundamental, o acompanhamento de perto é ainda mais importante, pois ainda estão aprendendo a estudar”, explicou.

A prefeitura ressaltou que a antecipação das férias permite que o município continue agindo de forma a conter a propagação do vírus, objetivando o retorno às aulas com segurança para todos, após o período das férias antecipadas.

“Mas a data do retorno será definida conforme a evolução do quadro que o município apresenta. Com quatro óbitos e dezenas de casos confirmados, a necessidade de proteger a população aumenta e a rede municipal de ensino tem papel importante dentro deste contexto”, finalizou a nota.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.