MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Atleta radicada em Nova Friburgo conquista medalhas no Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco

Françoise Villeneuve levou dois bronzes no torneio nacional disputado em Maricá

Por Matheus Oliveira
18/12/20 - 11:29
Atleta radicada em Nova Friburgo conquista medalhas no Brasileiro de Tiro com Arco Françoise Villeneuve é uma das principais promessas do esporte nacional | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Mais uma conquista para o esporte de Nova Friburgo. Moradora da cidade e natural de São Gonçalo, a atleta do tiro com arco, Françoise Villeneuve, conquistou duas medalhas de bronze (individual e duplas mistas) no Campeonato Brasileiro de Base da modalidade nesta semana em Maricá.

Françoise disputou a competição na categoria juvenil tanto no individual quanto nas duplas mistas, com atletas do Rio de Janeiro, Paraíba e Minas Gerais.

A atleta conta que em razão do calendário apertado e das aulas online da faculdade, a preparação não foi a adequada.

Ela explica que disputou o torneio de duplas com um atleta do Maranhão. Neste ano, segundo Françoise, a competição por equipes combinou estado com estado e não, equipe com equipe:

"Na competição de duplas mistas, eu tive como dupla um atleta do Maranhão, o Gabriel Lucas, e conseguimos o terceiro lugar. Apesar do número reduzido de participantes, o torneio não deixou de ser desafiador".

Françoise celebrou ainda o bronze no individual geral. Além disso, ela revela que teve de lidar com problemas de saúde durante a competição.

“Eu terminei em terceiro lugar no individual, passando mal e sendo monitorada pelos enfermeiros do Samu. Consegui conquistar também o bronze, mas que valeu como ouro para mim por tudo que tenho passado no esporte atualmente e pelos problemas de saúde que tive durante toda a competição. Agradeço a todos que me apoiaram em mais uma etapa”, disse.

A carreira

Françoise fez o curso de tiro com arco na cidade de Maricá e, aos 11 anos, após três meses de treino, já estava competindo no Campeonato Brasileiro, ficando em 4º lugar e, em 2013, em 3º lugar no ranking brasileiro.

Após superar uma lesão no braço direito em 2018, Françoise teve um 2019 repleto de bons resultados. Ela conquistou a medalha de ouro internacional por equipe no MICA (Multi-site Indoor Championship of the Americas).

No individual, no mesmo ano, na categoria Juvenil Feminino, a jovem atleta ficou na 26ª posição em uma competição que contou com 186 atletas. Além disso, ela chegou ao 15º lugar no Vegas Shoot, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Françoise se apaixonou pelo tiro com arco em razão de ser arqueira nos games e após assistir um vídeo da modalidade com o pai. Antes, ela queria praticar esgrima.

A atleta é uma das promessas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Seleção Brasileira de Tiro com Arco. Já fez parte do time verde e amarelo que participou do Campeonato Sul-Americano de 2016, na Argentina.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.