MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

As trans, os trans, o gênero e a sexualidade: e viva a diferença!

Quando o tratamento faz toda a diferença

Por Bernardo Fonseca
11/06/18 - 17:45
As trans, os trans, o gênero e a sexualidade: e viva a diferença! Gênero e Sexualidade. | Imagem: Banco de Imagens

“A” Pablo ou “o” Pabllo Vittar? Certamente você já se perguntou isso. Essas e outras dúvidas são comuns quando o assunto é relacionado à comunidade LGBT, incluindo aí as diferenças entre os termos “gênero” e “sexualidade”. Para o cantor, o artigo empregado na forma de tratamento pouco importa, como ele já deixou claro em entrevistas, mas, em outros casos, saber como se referir adequadamente pode fazer a diferença.

Pabllo é uma ‘drag queen’ (transformista), personagem criado por um artista homem incorporando referências femininas num universo cômico ou de extravagância, para um fim artístico e profissional. Seu gênero é masculino, mas sua orientação (sexualidade) é homossexual, ou seja, sente atração por pessoa do mesmo sexo.

Isso tudo muda quando falamos de pessoas transgênero. Neste caso são pessoas que se sentem e se identificam como sendo do outro sexo. Quando estas buscam tratamento para mudança de sexo, são conhecidas como transexuais. Diferente das travestis: indivíduo do sexo masculino que se veste no feminino, sendo tratado geralmente também no feminino, mas que não se identifica nem como homem, nem como mulher.

Existem também outras categorias, como crossdresser: quando alguém se veste com roupas ou objetos associados ao sexo oposto; não binário: pessoa que não se reconhece nem no gênero masculino, nem feminino. Mas, independentemente da condição de alguém, o que importa mesmo é o respeito às diferenças. !


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.