MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Artistas de Friburgo promovem audiência pública em busca de soluções para a cultura

Principais espaços culturais da cidade estão deteriorados e fechados; prefeitura dá prazo para resolver parte de problemas

Por Redação Multiplix
23/11/22 - 12:29

Diversos artistas, professores e autoridades de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, participaram de audiência pública, na última segunda, dia 21, na Câmara Municipal de Vereadores, em busca de soluções para o sucateamento dos espaços culturais da cidade.

Dentre eles, o Centro de Artes, fechado há 11 anos, o Teatro Municipal, interditado desde o ano passado, o Casarão de Riograndina, abandonado há dois anos, e também a Praça Céu, que está com a obra inacabada e sem previsão de entrega.

Além dos principais pontos de cultura estarem, atualmente, fechados e em deterioração, o Conselho Municipal de Cultura está parado desde abril, de acordo com a classe artística.

O atual secretário de Cultura do município, Daniel Figueira, deu prazos para solucionar parte dos problemas apresentados.

Apenas uma representante do Legislativo, a presidente da Comissão de Educação e Cultura e vereadora, Maiara Felício (PT), esteve presente.

A ausência dos outros 20 vereadores causou indignação entre os organizadores do encontro, que emitiram uma nota de repúdio nas redes sociais, na terça-feira, 22.

Veja a íntegra da nota:

“O artista de Nova Friburgo, vem por meio deste, através dos movimentos #voltacentrodearte e #vivacultura, manifestar sua profunda indignação e repúdio à não participação de 20 vereadores, dos 21 eleitos, na audiência pública sobre os equipamentos culturais, no plenário da Câmara Municipal. Ressaltamos também a ausência do prefeito Johnny Maycon. Acreditamos que o Executivo e o Legislativo deveriam estar mais engajados para buscar juntos, na audiência para reabrir um caminho para um diálogo em prol de melhorias relacionadas a Cultura. Hoje a classe artística passa, ainda por um momento de fragilidade por não ter seus equipamentos culturais devolvidos e, assim trazer entretenimento e cultura ativos à nossa cidade. A grande falta de participação, tanto dos membros do Legislativo, quanto do Executivo, demonstra claramente o descaso para com os interesses dos diferentes segmentos da cultura e da sociedade, essa mesma que lotou o plenário com pessoas dos diversos segmentos, como artistas, professores, diretores, advogados, jornalistas e representantes de diversas entidades e outros todos e alta relevância no desenvolvimento de Nova Friburgo. Uma cidade que não cria políticas culturais e não fomenta a cultura e suas variadas manifestações é uma cidade sem identidade."

Assinam: #movimentovoltacentrodearte, #vivacultura, Sinpro e Região, Coletivo 200 anos pra quem?, Coletivo Negro Minervino de Oliveira de Nova Friburgo, Sepe, Núcleo Nova Friburgo Coletivo Negro Lélia González NF, Fórum Sindical e Popular.

Confira os detalhes da audiência na reportagem de Rômullo Espíndola e Gee Santos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.