MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Artesãos da estrada: artistas locais vão expor seus trabalhos na Estrada Terê-Fri

Pirogravuras em madeira e couro, objetos em eco mármore e puffs ecológicos são alguns dos objetos que estarão em exposição e venda a partir desta sexta, 18

Por Sara Schuabb
17/01/19 - 16:15
Artesãos da estrada: artistas locais vão expor seus trabalhos na Estrada Terê-Fri Artesãos se unem na Estrada Terê-Fri para expor e vender peças autorais de diferentes estilos e técnicas | Foto: Divulgação/Espaço Vem da Serra

Uma das cidades mais visitadas na região serrana do Rio de Janeiro, Teresópolis é destino turístico para quem procura belezas naturais, clima de montanha e esportes. Mas o que muitos não sabem é que a região também é um celeiro de produções artísticas artesanais de pirogravuras em madeira e couro, objetos em eco mármore, puffs ecológicos, bonecas de pano, dentre outros itens exclusivos. E, para divulgar essa gama de produções, um grupo de artesãos locais terá também o Espaço Vem da Serra, na estrada que liga o município a Friburgo, cuja abertura inaugural será no próximo dia 18 de janeiro, sexta-feira, às 10h.

O Espaço Vem da Serra, na estrada turística Teresópolis-Friburgo, pretende ser o ponto de encontro do grupo de “Artesãos da Estrada”. O moveleiro e pesquisador de materiais, Alexandre Toscano, dividirá o espaço em sua loja com o coletivo.

“Acredito que a valorização do artista local combina perfeitamente com a proposta de sustentabilidade do ateliê e loja. Os objetos são uma forma do turista levar Teresópolis na bagagem, com mais significado que simples souvenires”, diz.

Cláudia Muniz, do Artesanatos Descarte's & Cia, que utiliza peças de carro, ferraduras e madeira de demolição para produzir peças de decoração, diz que o espaço, além de ser um ponto de divulgação turística de Nova Friburgo e Teresópolis, também vai fomentar a economia, com responsabilidade ambiental.

“Será um ponto turístico com uma pegada sustentável. Os puffs, por exemplo, são feitos com reaproveitamento de pneus. Tem outro artesão que faz crochê usando os lacres da latinha de alumínio”, explica.

Algumas das peças que estarão disponíveis no espaço a partir desta sexta, dia 18 de janeiroAlgumas das peças que estarão disponíveis no espaço a partir desta sexta, dia 18 de janeiro | Foto: Divulgação/Espaço Vem da Serra

Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o grupo de Artesãos da Estrada, formado por 13 empreendedores da região da Teresópolis, realiza eventos de exposição e debate para divulgar a riqueza e diversidade de arte produzida em Teresópolis, de forma empreendedora e inovadora. Segundo uma das organizadoras do grupo, Monica Deluqui, o número de artesãos ainda pode aumentar.

“Há espaço para mais artesãos mostrarem seus trabalhos. Nos interessa a divulgação dos artistas locais e fortalecimento da criatividade e a autoria das peças, por isso, também, a maioria dos trabalhos são assinados”, explica.

O espaço Vem da Serra fica na Rodovia Teresópolis-Friburgo, 8000 – km 7,5, em Albuquerque, Teresópolis e estará aberto, de segunda a quarta-feira, das 14h às 18h, e de quinta-feira a sábado, das 9h às 18h.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.