MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Aproveite o tempo em casa para manter os cuidados contra o Aedes aegypti

Mesmo com o fim do verão e a pandemia do novo coronavírus, população deve ficar alerta contra a dengue, zika e chikungunya

Por Redação Multiplix
09/04/20 - 09:00
Aproveite o tempo em casa para manter os cuidados contra o Aedes aegypti Evitar o acúmulo de água ajuda no combate ao mosquito Aedes aegypti | Foto: Banco de Imagem

Os números dos casos do novo coronavírus impressionam. Mas há uma alerta em relação à dengue, zika e chikungunya em que os casos também são bem alarmantes. Em 2019, o Ministério da Saúde contabilizou 1.544.987 prováveis ocorrências, um aumento de 488% em relação a 2018. Foram 728 óbitos no ano passado.

Os dados são ainda mais chamativos só nas primeiras semanas de 2020. O Brasil registrou 300 mil casos da doença, segundo informações do Ministério da Saúde.

A pandemia do coronavírus assusta o mundo inteiro, mas para evitar que outras doenças também se alastrem, é necessário que a população continue se conscientizando e tomando os cuidados necessários para evitar ficar doente e aglomerar as unidades de saúde.

Em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, de 1º de janeiro a 7 de abril deste ano, o município registrou 1 caso de zika, 15 de dengue e 1 de chikungunya. Os números podem ser baixos, mas a população precisa ficar atenta e não relaxar nas medidas de prevenção.

A dica é aproveitar o isolamento domiciliar para fazer uma geral na casa ou apartamento. Eliminando a água parada que podem ser criadouros do mosquito. Verificar vasos de plantas, piscina sem uso, pneus, garrafas plásticas e qualquer recipiente que esteja sem tampa.

“Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada”, destaca o Ministério da Saúde.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.