MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Após ter 29 secretários de Saúde em sete anos, Teresópolis tem novo gestor para a pasta

Mauro Botner pediu exoneração da Secretaria de Saúde e foi substituído por Antônio Henrique Vasconcellos

Por Matheus Oliveira
01/11/18 - 10:53
Após ter 29 secretários de Saúde em sete anos, Teresópolis tem novo gestor para a pasta Antônio Henrique Vasconcellos irá comandar o destino da Saúde no governo Vinicius Claussen. | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

Primeira mudança no secretariado de Teresópolis na gestão de Vinicius Claussen. Na última terça-feira, dia 30 de outubro, o então secretário de Saúde, Mauro Botner, pediu exoneração do cargo, alegando motivos pessoais, segundo o site oficial da Prefeitura. Quem assume a pasta é Antônio Henrique Vasconcellos, que ocupava a Subsecretaria de Atenção à Saúde.

Vale lembrar que o governo de Vinicius Claussen assumiu a gestão municipal em julho deste ano após vencer a eleição suplementar de junho com 36,58%, totalizando 23.478 votos. Tendo como vice, o médico Ari Boulanger, a área da Saúde, foi citada como uma das prioridades do governo, ainda na diplomação do atual prefeito.

No mesmo mês de julho, em entrevista ao Portal Multiplix, o prefeito Vinícius Claussen comentou sobre as primeiras ações da pasta.

“A Saúde enfrenta uma grande crise, pois nos últimos sete anos, foram 29 secretários de Saúde. A primeira situação foi escolher um médico, gestor, que é uma pessoa empenhada e técnica que possui vontade de assumir a área. Assim que ele entrou e começou a mapear os processos e teve a atenção da UPA, e as dificuldades no atendimento. Além de gerar estatística e que perceber a média de atendimento era de cerca de três horas”, destacou.

Já o então secretário, Mauro Botner, falou sobre os desafios a serem enfrentados na saúde da cidade da Região Serrana.

“Assumimos a Saúde de Teresópolis e encontramos um cenário precário. Logo de imediato, tentamos identificar os principais problemas da área e vimos que este era a UPA, que é encarada, hoje, como um serviço ambulatorial geral, que não corresponde a sua função principal. Assim, nós redirecionamos o fluxo e aumentamos o número de atendentes pré-triagem, para que o cidadão teresopolitano possa identificar qual o lugar certo que ele deve ir para cada problema que ele possa vir a ter”, declarou à época.

“A retirada de receitas e de medicamentos, atendimentos especializados. E deixar a UPA para atendimentos ortopédicos, mal súbitos e pediatria, prontos atendimentos que são o objetivo da unidade”, contou.

Ele ainda revelou, à época, que o governo tentaria resolver a questão das dívidas da saúde e os repasses para os hospitais que atendiam também pelo Sistema único de Saúde (SUS).

“Existem dívidas adquiridas nas gestões anteriores e as contas estão nas nossas mesas. Não conseguimos resolver esse problema, de imediato, mas existe um plano de gestão do governo para conseguirmos equalizar esses problemas. O que tentaremos é evitar esse tipo de débito ou de inadimplência. Precisamos que cada um faça sua parte, para alcançarmos nossos objetivos”, disse, na ocasião.

ERRATA: A reportagem continha uma informação equivocada sobre o nome do atual vice-prefeito de Teresópolis. Ao contrário do que havia sido publicado anteriormente, o atual vice-prefeito é o médico Ari Boulanger. Luiz Ribeiro, informado anteriormente como vice-prefeito, na verdade ficou em segundo lugar na eleição municipal realizada em junho deste ano. A informação foi corrigida.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.