MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Aplicativo oferece rotas seguras para as mulheres

Através de informações das próprias usuárias, app também aciona botão emergencial em caso de perigo

Por Ana Blue
02/07/18 - 10:44
Moça, mantenha-se segura! Aplicativo oferece rotas seguras para as mulheres. | Divulgação (Malalai - fabricante)

É noite, a rua está deserta, escura, nenhuma viva alma por perto. Se você for homem, ok, quase não há riscos. Mas toda mulher sabe que esse cenário é meio que desesperador para quem está se deslocando sozinha pelas ruas da cidade.

Segundo o 9º Anuário de Segurança Pública, uma mulher é estuprada no Brasil a cada 11 minutos. Pensando numa solução que ao menos amenize o problema, a startup brasileira Malalai Tecnologia de Segurança criou um app colaborativo que oferece rotas seguras para as mulheres. Em fase de testes, o app Malalai reúne informações prestadas pelas próprias usuárias sobre rotas seguras, mas a intenção é ir ainda além.

O aplicativo conta com um botão emergencial que, uma vez acionado, envia um SMS para um contato pré-selecionado pela usuária em caso de apuros. No futuro, o Malalai será capaz de realizar uma ligação telefônica emergencial e até mesmo registrar um áudio de até dois minutos.

E não para por aí. Outra funcionalidade é a chamada computação vestível. A empresa criou acessórios – que podem ser um anel ou um colar, por exemplo – onde há um botão de emergência. Ele permite um acesso discreto e seguro em situações nas quais não seja possível manusear o smartphone.

A ideia, da arquiteta e urbanista Priscila Gama, surgiu quando ela teve contato com históricos de violência contra mulheres que se deslocavam sozinhas para algum lugar. Em uma pesquisa feita com mais de duas mil mulheres, 95% delas afirmaram que se sentem vulneráveis sozinhas nas ruas. A desenvolvedora do app lançou uma campanha no Kickante para arrecadar fundos e produzir também uma versão para iPhone.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.