MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Anthony Garotinho tem candidatura ao governo do Rio indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral

Registro do candidato foi rejeitado pelo TSE em julgamento realizado nesta quinta-feira

Por Redação Multiplix
27/09/18 - 13:17
Anthony Garotinho tem candidatura ao governo do Rio indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral Anthony Garotinho terá de interromper a campanha no rádio e na televisão após condenação no TSE | Foto: Divulgação/Redes Sociais

A candidatura ao Governo do Estado do Rio de Janeiro do ex-governador Anthony Garotinho (PRP) foi rejeitada pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), derrubando recurso da defesa, em julgamento realizado nesta quinta-feira, dia 27 de setembro. Todos os sete ministros da Corte votaram contra a candidatura do postulante ao Palácio Guanabara.

Os ministros que declaram ser contra o registro de candidatura do ex-governador foram o relator do caso, Og Fernandes, e os ministros Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Jorge Mussi e Rosa Weber.

A defesa recorreu de decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que no dia 6 de setembro, por unanimidade, indeferiu o registro de candidatura, baseado na Lei da Ficha Limpa, que em seu texto, barra políticos condenados por improbidade administrativa devido à enriquecimento ilícito.

O ex-governador do Rio foi condenado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) em julho deste ano, por supostos desvios no valor de R$ 234,4 milhões dos cofres estaduais, enquanto ocupava o cargo de secretário de Segurança entre 2005 e 2006 durante o governo de sua esposa Rosinha Garotinho.

Durante a sessão, a ministra Rosa Weber votou a favor que o candidato mantivesse a campanha no rádio e na televisão, enquanto existir possibilidade de recurso, mas foi vencida pelos outros seis ministros do tribunal.

O relator do processo no TSE, ministro Og Fernandes, afirmou que com base no processo pode-se concluir pela ocorrência de danos ao erário e que deveriam barrar a candidatura com base na lei da Ficha Limpa. Já a defesa alegou que não foi comprovada a ocorrência de enriquecimento ilícito.

"A ação foi proposta contra mais de 30 réus. No âmbito específico dessa condenação não se apurou enriquecimento ilícito. Por essa razão é impossível juridicamente nesse caso específico, considerando que há outros processos sobre essa questão, entender que há condenação por enriquecimento ilícito", disse a advogada Gabriela Rollemberg.

O vice-procurador-geral-eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros defendeu a decisão dos magistrados.

“A razão de ser da existência da Lei da Ficha Limpa é que – posso discordar dela, da sua razão de ser –, mas por uma iniciativa popular o eleitorado disse à Justiça Eleitoral: 'Com base nestes critérios separe o joio do trigo. Me dê o trigo e eu escolherei o melhor trigo para fazer a melhor alimentação da democracia'. Mas quando a Justiça Eleitoral permite que o joio siga dentro do trigo, não estamos cumprindo nossa missão", afirmou.

A defesa de Garotinho ainda pode recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal, contudo, a decisão tem efeito imediato.

Em vídeo realizado através de suas redes sociais, Anthony Garotinho contestou a decisão judicial que o condenou, disse que os valores não foram desviados e que os R$ 234,4 milhões eram o total do orçamento de um projeto para a área de Segurança. Além disso, o ex-governador disse que irá à Brasília para recorrer da decisão.

“Vou para Brasília recorrer desta decisão e entrar com os recursos cabíveis para garantir a continuidade da nossa campanha. Se existia dúvida do envolvimento do Judiciário do Rio no esquema do Cabral (Sérgio, ex-governador do Rio, preso), agora não existe mais. Conversem com outras pessoas e não desistam, pois até domingo irei resolver isso. Eles querem me derrubar, pois sabem que sou o mais preparado para acabar com o esquema do Sérgio Cabral”, declarou.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.