MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto sobre imunologia de alunos do Cefet de Friburgo se torna finalista da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia

Trabalho consiste em apresentar um jogo para o ensino da imunologia

Por Matheus Oliveira
26/10/18 - 12:29
Projeto sobre imunologia de alunos do Cefet de Friburgo se torna finalista da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia Jogo desenvolvido pelos alunos do Cefet de Nova Friburgo vem conquistando inúmeros prêmios em mostras do setor. | Foto: Anderson Fernandes

Uma ideia que faz da tecnologia uma ferramenta que une entretenimento e educação, transformando o ensino da biologia em algo cada vez mais didático e atraente. Assim, pode ser resumido o projeto intitulado Macrophage: um jogo sério para o ensino de imunologia, desenvolvido por alunos do programa de extensão do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Nova Friburgo, chamado Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem (DOA). O projeto citado é finalista da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

O programa de extensão surgiu em 2015, idealizado pelo professor Anderson Fernandes. Ele explicou como a ideia do jogo, que conta com a participação apenas de jovens friburguenses, foi concebida. Atualmente, o projeto é tocado pelos alunos Brenno dos Santos Menezes e Pedro Henrique Pereira de Souza Labrador Martinez.

“Criei o programa com um processo seletivo e uma espécie de minicurrículo com suas habilidades e áreas em que gostaria de atuar. Na sequência, propunha um desafio para eles. Pedi a um dos candidatos que fizesse um projeto de uma célula perseguindo uma bactéria. Ele fez uma arte com isso e me surpreendeu. Assim, começamos a desenvolver este trabalho”, revelou.

“Decidimos criar um jogo de imunologia, pois esta área contém diversos elementos e pensamos em fazer algo em que as pessoas pudessem, de fato, aprender e não apenas decorar. Nosso intuito é dar liberdade para o aluno propor algo que seja relevante para ele e para a sociedade”, contou.

Ele também explicou como funciona o jogo do Macrophage.

“O Macrophage é uma célula de primeira linha de defesa do organismo. Ela engole e digere qualquer substância estranha que não tenha as proteínas específicas para as células saudáveis do nosso corpo. O jogo consiste em retratar essa perseguição e colocamos informações sobre diversos elementos como leucócitos, hemácias e plaquetas”, declarou.

A equipe já foi premiada na Feira Estadual e Ciência e Tecnologia com o prêmio de divulgação científica e recebeu indicação para participar da Mostratec. Anderson também comentou sobre a satisfação de ver os alunos inseridos no mercado.

“Entre os meninos que participaram do programa e tocaram o projeto, muitos deles estão empregados e buscando se formar. Quando vejo isso fico até emocionado e orgulhoso, pois são ótimas pessoas e com um futuro brilhante”, completou.

Mostratec*

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.

Cefet

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) teve sua origem em 1917 como Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz. Atualmente, é uma instituição federal de ensino que se compreende como um espaço público de formação humana, científica e tecnológica. Oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes (pós-médio), tecnológicos, de graduação e de pós-graduação lato sensu e stricto sensu (mestrado e doutorado), nas modalidades presencial e a distância.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.