MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Alunos de Cabo Frio criam jogo com computadores do projeto “Janelas para o Amanhã”, da Petrobras

Projeto visa inclusão e empoderamento digital de jovens; clique e jogue você também

Por Mateus Marinho
07/12/21 - 11:32
Alunos de Cabo Frio criam jogo com computadores de projeto da Petrobras Alunos jogam o game criado por eles próprios na Escola Tânia Ávila | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Alunos do ensino fundamental de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, desenvolveram um jogo de computador interativo com os principais pontos turísticos da cidade. Os prodígios são alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Prof.ª Tania Maria Gomes de Ávila, no bairro Guarani.

A criação do jogo foi possível graças aos equipamentos tecnológicos e cursos disponibilizados à unidade escolar por meio do projeto “Janelas para o Amanhã”, da Petrobras.

O jogo é no estilo do clássico dos anos 80, Pac-Man. De forma interativa, com o auxílio das setas do teclado do computador, o jogador pode movimentar o boneco, que precisa encontrar o local correto para responder à pergunta que aparece na tela.

Como por exemplo: “É uma igreja da época colonial localizada em Cabo Frio, no Brasil. Situa-se no centro da cidade, na praça Porto Rocha”. A resposta correta mantém o jogador somando pontos, enquanto visita outros locais da cidade.

A escola Tânia Ávila já completou o ciclo com o recebimento dos computadores, que foram instalados em uma sala apropriada para aplicação dos conteúdos relacionados ao acesso digital, além do curso destinado aos professores, ofertado pelo próprio projeto. A partir disso, os alunos puderam aplicar o conhecimento na criação do game interativo.

Escola Tânia Ávila já completou o ciclo de recebimento dos computadoresEscola Tânia Ávila já completou o ciclo de recebimento dos computadores | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Ao todo, 19 escolas da rede municipal foram contempladas no mês de junho com computadores provenientes do projeto, que vai entregar 40 computadores por unidade escolar até o final de 2022. Além dos equipamentos, serão executadas ações de inclusão digital, engajando professores e alunos no tema “empoderamento digital”.

O jogo está disponível neste link.

O projeto “Janelas para o Amanhã”

Pode parecer trivial para a realidade de muita gente, mas ainda existem muitas crianças e jovens sem acesso às tecnologias digitais da informação. E a falta desses equipamentos pode trazer consequências a longo prazo, já que a inclusão digital é fator relevante em diversos aspectos de nossas vidas, inclusive na ampliação de oportunidades de emprego.

Pensando em contribuir com este movimento, a Petrobras lançou o projeto Janelas para o Amanhã, que prevê a capacitação em tecnologia da informação para cerca de 2.500 alunos e 2 mil professores de escolas da rede pública nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, além da doação de mais de nove mil computadores.

A iniciativa tem potencial para ampliar o acesso digital a mais de 50 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio até 2022.

Em dois anos, serão investidos cerca de R$ 2,5 milhões (sem contabilizar os computadores) na formação em tecnologia da informação de alunos e professores de escolas públicas, em cerca de 35 municípios dos três estados.

A capacitação ficará a cargo da Recode, organização da sociedade civil que utiliza a informática como mecanismo de inclusão e empoderamento digital de comunidades vulneráveis.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.