MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Alerj dá selo Sangue Bom para universidades que estimulam o trote solidário

Lei também dá abono de falta para alunos que fizerem a doação

Por Luisa Machado
23/09/19 - 10:03
Alerj dá selo Sangue Bom para universidades que estimulam o trote solidário Nos trotes solidários, é estimulada a doação de sangue pelos alunos | Foto: Banco de Imagem

Que o incentivo à doação de sangue é importante e que cada doador pode salvar uma vida, isso todo mundo sabe. Agora, um projeto de lei aprovado na última quarta-feira, dia 18 de setembro, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presenteia instituições de ensino que realizarem campanhas para doação de sangue durante o período letivo, como por exemplo, os trotes solidários.

As universidades que se comprometerem a organizar campanhas anuais ou semestrais, em parceria com alguma unidade de doação de sangue no estado, serão presenteadas com o selo Sangue Bom. Além disso, os alunos que se propuserem a doar ganharão abono de falta no dia do procedimento.

O projeto de lei 857/15 é do ex-deputado Dr. Julianelli e foi aprovado em segunda discussão pelo legislativo, mas ainda precisa ser votado em redação final, já que recebeu novas emendas. Para o autor da lei, unir o propósito dos trotes com a doação é uma forma de valorizar o ingresso do jovem à universidade.

“Espera-se que o estudante que ingressa no ensino superior seja recebido com comemorações, celebrações e, especialmente, que não seja humilhado. O trote acadêmico deveria ser algo para promover a união desses jovens durante o período em que vão estar juntos na instituição, despertando neles um espírito de sociabilidade e solidariedade”, comenta o Dr. Julianelli.

O selo Sangue Bom tem validade de um ano e pode ser renovado, caso a unidade continue as campanhas de incentivo à doação. Ele pode ser utilizado, pela instituição de ensino, para fins de identificação, em documentos de correspondência da empresa, na internet, em propagandas, campanhas, entre outros espaços.

Hemocentro de Nova Friburgo

Neste sábado, dia 21 de setembro, o Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, no município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, fará uma campanha para alavancar o número de doações de sangue. O Banco de Sangue vai ficar aberto, das 8h às 12h30.

Serão aceitos doadores dos tipos sanguíneos A, O, B e AB, (negativos e positivos), e os critérios para doar são ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg; num período de 24 horas antes da doação: não ingerir alimentos gordurosos nem derivados do leite; ter tido uma noite de sono de, pelo menos, 6 horas; e, caso faça uso de alguma medicação, apresentá-la no momento da doação.

O Hemocentro Regional abastece mais 10 cidades vizinhas, como Cordeiro, Cantagalo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Macuco e Duas Barras. Além do dia da campanha, as doações de sangue para o estoque municipal podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Para obter mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (22) 2524-2300.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.