MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Agenda Cultural tem eventos reais e virtuais para agitar o fim de semana

Festival Sesc de Inverno ocupa a cena e traz Maria Rita em show-live homenagem a Nelson Sargento. Tem literatura, audiovisual, música, teatro, dança, circo, artes visuais e outras opções para o “fimde”

Por David Massena
16/07/21 - 15:23
Agenda Cultural tem eventos reais e virtuais para agitar o fim de semana Cris K Dj, Zezé Motta e Vivianne Lisboa agitam o fim de semana cultural | Fotos: Divulgação

A agenda cultural do fim de semana celebra o avanço tardio da vacinação contra a Covid-19. Antes tarde do que nunca! Se vacinou? Abra o champanhe! Pode ser um guaraná, um copo d’água ou apenas um sorriso. Mas celebre! Em tempos áridos e tão difíceis, “o simples fato de ser vacinado é um ato de resistência, de vitória e sobrevivência”, desabafou um brasileiro ao se vacinar.

Pinçamos algumas sugestões para o seu fim de semana. O inverno traz o Festival Sesc para a Região Serrana, os artistas ainda tímidos sobem nos palcos, outros preferem exercer seus ofícios de casa e, ainda outros, de forma híbrida. É que os tempos mudaram e nada será como antes...

Nesta sexta, 16, a partir das 19h tem Cris K no Deck Restô. O mestre das pick-ups com personalidade e muita animação.

Ainda na sexta-feira, 16, a partir das 20h, o Teatro Riachuelo no Rio vai abrir seu palco para um arraiá virtual especial e solidário. O festejo julino reunirá a paraibana Elba Ramalho e a baiana Solange Almeida para exaltar as tradições nordestinas com muito forró e versões juninas de grandes hits. As duas serão acompanhadas pelo Pe. Fabio de Mello na live, que será transmitida ao vivo pelo Portal Terra: www.terra.com.br. Durante toda a apresentação, um QR Code estampará a tela, angariando doações para a ONG Amigos do Bem, entidade apoiada por Elba.

O Festival Sesc de Inverno, em sua 19ª edição, reúne literatura, audiovisual, música, teatro, dança, circo e artes visuais em Nova Friburgo e Teresópolis, cidades da nossa área de cobertura.

A cantora Maria Rita abre o evento e a apresentação é transmitida pelo YouTube (/portalsescrio) e, será um tributo a Nelson Sargento, sambista e presidente de honra da Mangueira, morto em maio deste ano, aos 96 anos. Antes do show, o Sesc RJ exibe o documentário “Nelson Sargento”, de Estevão Ciavatta.

Durante o Festival Sesc de Inverno a poesia ocupará os muros das unidades de Nova Friburgo, Nogueira, Teresópolis, além de um muro escolar em Petrópolis e no Terminal Rodoviário de Três Rios. Trechos de poemas de Brenda Lima, Casulo, Deborah Simões, Gabriel Araújo, George Pacheco, Helena Arruda, Helmo da Gama Santos, Paulo Reis, Rômulo Santos, e Vidocq Casas (in memorian), poetas dos territórios da serra, irão compor as intervenções em Lambe Lambe nos espaços urbanos das cidades que realizam o festival.

No sábado, 17, o escritor Francisco Gregório Filho faz contação de histórias infantis e no domingo, 18, a atriz Maitê Proença encena a autoficção “O pior de mim”. Os espetáculos virtuais “Paulo Freire – O andarilho da utopia” e “Ela e Eu: Vesperal com chuva” (estrelado por Suely Franco) também integram a programação teatral. Ainda no domingo, a filósofa, escritora e educadora friburguense Eliane Yunes participará de um debate em homenagem a Paulo Freire.

A programação completa do festival, que vai até 25 de julho, pode ser conferida em www.sescrio.org.br.

Encerrando as atividades culturais do primeiro semestre da Aliança Francesa de Nova Friburgo, nesta sexta-feira, 16, a partir das 19h, uma live exposição virtual acontece com o artista @vallegrito (Paco Ruiz), um desenhista nascido em Cachoeiro de Itapemirim e criado em Nova Friburgo. Para os aficcionados da cultura pop, desde séries e filmes até atletas e músicos, essa é uma ótima pedida, pois Paco desenvolve o seu trabalho com caricaturas e representações de personalidades. Confira lá! A transmissão é pelo Facebook e pelo Youtube da Aliança Francesa de Nova Friburgo.

O músico, instrumentista e cantor Rodolpho Barbosa agita o sábado, 17, a partir das 14h no Jegue Beer, que fica na Coopfeira da Vila Amélia. Ele comanda as pickups por lá e depois segue para o Deck Restô, às 19h. A noite pede reserva antecipada porque os lugares são limitados!

Xande de Pilares retorna aos palcos neste sábado, 17, às 19h30, no Teatro Claro Rio, para apresentar o show inédito “Nos Braços do Povo”, que dá nome ao seu primeiro DVD em carreira solo, lançado em 2020. A apresentação será hibrida, com a presença reduzida de público e transmissão direta pelo Youtube do Teatro Claro Rio e do canal do cantor.

Para comemorar os 281 anos da padroeira de Armação dos Búzios e resgatar as memórias culturais e religiosas da península, o Espaço Zanine preparou uma exposição chamada “Sant’Anna do Nosso Povo”, com objetos e imagens disponibilizadas pela própria população. A mostra começa neste sábado, 17, e finaliza junto com a Festa de Sant’Anna, no dia 26. Os visitantes poderão prestigiar a exposição durante todos os dias do evento, das 9h às 18h.

Teresópolis ganha tour virtual em homenagem ao 130º aniversário, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e do Teresópolis Convention & Visitors Bureau. Quer conhecer os encantos da cidade serrana? Para participar da viagem virtual com um guia de turismo local e conhecer histórias e curiosidades de Teresópolis, os interessados poderão adquirir seu ingresso totalmente grátis. Basta acessar este link e escrever vempratereoficial no campo Código Promocional.

Ainda em Teresópolis, a exposição ‘Montanhas de Teresópolis – Montanhismo, História e Fotografia’ foi aberta, no último sábado na sede Santa Rita, do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT). A mostra reúne 17 fotografias de montanhas que circundam o município e também cenários naturais do parque. As fotografias que compõem a exposição foram feitas por Ângelo Chernicharo, Lucas Barboza, Verônica Albuquerque, Marcelo Medeiros, Renan Pinela, Monique Zajdenwerg e pelo secretário de Meio Ambiente, Flavio Castro. A exposição pode ser visitada até 29 de agosto, de terça a domingo, das 8h às 17h.

O multiartista Muato vai fazer uma homenagem a Nelson Mandela (1918-2013), neste domingo, 18, data do nascimento do líder africano, na live “AfroLove Songs ou A Canção Urbana de Amor Política”, a partir das 20h, no YouTube, Instagram e Zoom.

Está no Rio? O espetáculo “Paris et l’amour” está em cartaz na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, no Flamengo. O musical tem texto e direção de Carlos Alberto Serpa, com os atores Deborah Marins, Raí Valadão, Ricardo Knupp e Fernanda Misailidis.

No domingo, 18, a partir das 15h, a cantora Vivianne Lisboa solta o vozeirão com repertório em vários estilos na Cervejaria Lumiar, na antiga Ypu.

E para começar a semana inspirados, o projeto Leituras Virtuais de Segunda, coordenado por Ernesto Piccolo e Kikha Danttas, apresenta na segunda-feira, 19, às 20h30, “O Canto da Sereia Negra”, com a participação especial da atriz e cantora Zezé Motta, como “Yemanjá”. O conto narra a história de Samuel, um humilde pescador, captada pelo médium e sacerdote umbandista André Cozta, e adaptada para o teatro por Druila Pacaya. O espetáculo será através da plataforma Zoom, com entrada franca.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.