MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Acima da inflação: economista explica nova alta do leite que já afeta comerciantes e consumidores

Produto já passa de R$ 6 em alguns estabelecimentos; derivados também sofrem aumento

Por Kessia Coutinho
01/07/22 - 11:48
Acima da inflação: economista explica nova alta do leite que já afeta comerciantes e consumidores Preços ao Consumidor (IPC) registrou alta de 6,13% no produto | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Não é de hoje que os preços vêm obrigando os consumidores a procurarem os lugares mais em conta na hora de fazer as compras do mês.

A cada semana uma nova surpresa na prateleiras dos supermercados e padarias. Um dos itens que mais tem chamado a atenção nos mercados é o leite. É o que mostra a pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em alguns estabelecimentos o litro já passa de R$ 6 e, só neste ano, o produto já subiu 24%, seis vezes mais que a inflação do período.

Na versão in natura (produto antes de ser processado), o leite subiu 4,4% no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) em relação a maio. Já no Índice de Preços ao Consumidor (IPC), houve uma alta de 6,13%, na apresentação do longa vida.

Ainda de acordo com a FGV, o custo da produção de leite ficou alto por vários fatores, sejam eles internos ou externos, como explica o economista Matheus Peçanha:

O setor leiteiro tem experienciado aumento de custos em várias frentes: energia elétrica, combustíveis, fretes (impacto dos combustíveis), mas principalmente clima: pastos em piores condições, semente forrageira mais cara, ração mais cara (milho e soja). Com tudo isso a rentabilidade do setor caiu e provocou desinvestimento, desse jeito, o nível da produção também.

Aumento vem tendo impacto desde a produção Aumento vem tendo impacto desde a produção | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

E para quem pensa que esse período de alta está perto de chegar ao fim, se engana. O economista explica que ainda é cedo para os preços voltarem a cair:

“Tudo vai depender das condições de oferta daqui pra frente, estamos entrando num período que é considerado "entressafra" para produção leiteira, que já está comprometida, então até passar esse período, os preços devem continuar pressionados”, explica.

Fernanda Vasconcellos é dona de uma confeitaria que fica no centro da cidade, para ela tem sido difícil conseguir equilibrar os gastos e mantê-los sem repassar para os clientes:

Foi uma surpresa para mim quando fui fazer as compras da loja na hora que deparei com o valor do leite. Não sei aonde vamos parar os preços subindo absurdamente, está muito difícil. Não vai ter jeito, terei que rever meus preços na próxima semana. Não queria, mas não tem jeito.

A advogada Andrea Horto Martins, tem intolerância à lactose e para ela o valor do leite é ainda maior:

Está um absurdo! Deixei de comprar até ver como as coisas vão ficar.

Queijo é um dos produtos que vão sofrer reajuste por causa da alta do leite Queijo é um dos produtos que vão sofrer reajuste por causa da alta do leite | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Com o valor do litro do leite subindo é claro que os seus derivados também acabam sendo afetados. O queijo, Iogurte, bebidas lácteas e o requeijão estão na lista de produtos que estão mais caros.

"Nesse caso é um aumento do custo no início da cadeia. O produtor de leite que tá com os custos pressionados, então esse valor maior vai sendo repassado ao longo da cadeia", reforça o especialista.

O economista dá ainda dicas do que fazer para tentar driblar os preços.

“Os dados mostram que o leite em pó está num ritmo de aceleração menor que o líquido, então pode valer a pena substituir pelo leite em pó (em geral uma lata rende por volta de 4 litros). Juntar com familiares e amigos para conseguir descontos no atacado pode ser uma boa saída também”, finaliza Matheus.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.