MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

2019 chegou! Veja os desafios e as previsões para o ano na Região Serrana do Rio e no Brasil

Próximo ano chegará com expectativas sobre os novos governantes, o crescimento da economia, geração de empregos e importantes eventos esportivos

Por Matheus Oliveira
01/01/19 - 00:02
2019 chegou! Veja os desafios e as previsões para o ano na Região Serrana do Rio e no Brasil 2019 será um ano com inúmeros desafios em setores como Política, Economia e Saúde | Foto: Banco de Imagem

O ano de 2019 chega recheado de expectativas nos mais diversos setores do Brasil. Na Região Serrana, serão inúmeros os desafios a serem enfrentados na Economia, no Esporte, na Segurança e no cotidiano das cidades.

Política

Na parte política, a expectativa é com relação aos novos governantes que assumirão cargos tanto no Executivo quanto no Legislativo. Na Presidência da República, a partir do dia 1º de janeiro, assume o capitão da reserva Jair Bolsonaro (PSL-RJ).

Na cerimônia de posse, que começará a partir das 14h45, em Brasília, haverá sessão solene no Congresso Nacional com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

Em seguida, ocorrerá o cortejo saindo do Congresso em direção ao Palácio do Planalto, transmissão da faixa presidencial e cumprimento aos chefes de Estado presentes na reunião.

No Rio de Janeiro caberá a Wilson Witzel (PSC) recuperar o estado, que vive uma grave crise financeira. A cerimônia, que ocorrerá na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), a partir das 8h30 do primeiro dia de 2019, contará com discurso do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), leitura do termo de posse, assinatura e discurso de posse do ex-juiz federal.

Na Câmara dos Deputados, haverá uma renovação de 47,3 % dos parlamentares. O eleitor fluminense escolheu como representantes para o próximo quadriênio uma bancada heterogênea e dividida em suas diretrizes. Os candidatos mais votados foram Helio Fernando Barbosa Lopes (PSL), com 345.234 votos (4,47%) e Marcelo Freixo, com 342.491 (4,44%).

No Senado Federal, a renovação atingiu 85%, mesmo que nem todos sejam caras novas na política nacional. Os senadores fluminenses Arolde de Oliveira (PSD) e Flávio Bolsonaro (PSL) foram escolhidos para representarem o Rio, ao lado de Romário (Podemos). Na Alerj, a renovação foi de 65%.

Economia

Na parte econômica, a expectativa fica por conta da política a ser adotada no governo do presidente Jair Bolsonaro, que acena com propostas mais liberais e menor intervenção do Estado na economia, além de ajustes na reforma trabalhista aprovada no governo de Michel Temer (MDB-SP) e a aprovação da Reforma da Previdência.

O assessor econômico de Bolsonaro, Paulo Guedes, que deve assumir como ministro da Economia, disse, em conversa com investidores, que a intenção é criar uma alíquota única de 20% no Imposto de Renda, que passaria a incidir sobre quem ganha acima de cinco salários mínimos.   

Bolsonaro pretende criar um novo tipo de carteira de trabalho, batizada de "carteira verde e amarela", que seria voltada ao jovem quando ingressasse no mercado de trabalho. Por essa carteira, o contrato individual de trabalho teria prevalência sobre a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), mas sem violar dispositivos trabalhistas previstos na Constituição. 

Segundo especialistas, as projeções para 2019 indicam que taxa de crescimento do país deverá ser moderada em 2019, entre 2% e 3%.

Na Região Serrana, o desafio será manter os saldos positivos de emprego. Em Nova Friburgo, de janeiro a outubro deste ano, foram abertas 637 vagas no total.

Já em Teresópolis, durante os dez primeiros meses de 2018, o resultando teve um saldo de 1.502 novos postos de trabalho.

Saúde

Na Saúde, a cidade de Nova Friburgo discutirá o projeto que regulamenta as Organizações Sociais (OSs) no setor, em projeto enviado pelo prefeito Renato Bravo (PP) ao Legislativo, mas retirado de pauta em seguida para, segundo o Executivo, debater os pontos do projeto com a população.

Além disso, a cidade irá acompanhar os desdobramentos da CPI da Saúde, que investiga os contratos assinados com dispensa de licitação pela Secretaria de Saúde com a empresa Global Trade Indústria de AlimentaçãoLTDA. No fim de agosto de 2018, a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo já havia se tornado alvo de investigação do Ministério Público Federal (MPF) para apurar suposta prática de crime na dispensa de licitação na contratação da empresa Global Trade. 

No verão de 2019 as cidades da Região Serrana também deverão estar em alerta para a possibilidade de proliferação do mosquito Aedes aegypti, para evitar uma epidemia de chikungunya e de febre amarela, tendo em vista que, em 2018 os casos de chikungunya quadriplicaram em relação ao mesmo período em 2017 na região, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde.

Em Teresópolis, fica a expectativa pela regularização da marcação de consultas e exames, além da gestão recém-iniciada do secretário Antonio Henrique Vasconcellos, que assumiu em novembro de 2018, depois de pedido de exoneração de Mauro Botner.

Esportes

Na área esportiva, Nova Friburgo tem a expectativa sobre o desempenho de seus atletas de artes marciais mistas.

Edson Barboza, após o triunfo sobre o neozelandês Dan Hooker, no dia 15 de dezembro, tem como alvo novos desafios entre o top 10 do ranking, como o americano Justin Gaethje, para seguir na rota pelo cinturão dos leves.

Já o peso galo Marlon Moraes, embalado por três vitórias consecutivas no UFC, enfrenta Raphael Assunção, responsável por sua única derrota na organização, no UFC Fortaleza, em 2 de fevereiro, vitória que pode levá-lo ao duelo pelo cinturão diante do estadunidense TJ Dillashaw.

Além disso, a cidade acompanhará o desempenho da nadadora Jhennifer Alves no Troféu Maria Lenk (brasileiro de natação), em março, e no Pan-Americano de Lima, no Peru.

Já em Teresópolis, a expectativa fica por conta da ida da Seleção Brasileira à Granja Comary, durante a preparação e a disputa da Copa América, que acontecerá no Brasil de 14 de junho a 7 de julho.

No futebol, as equipes do Friburguense e do Teresópolis vivem a expectativa de subir de divisão no futebol carioca.

Segurança

No quesito segurança, a Região Serrana vive a expectativa de realizar um trabalho bem-sucedido na prevenção às fortes chuvas que atingem os municípios durante o verão. Além disso, outro desafio é diminuir o número de acidentes nas rodovias estaduais e aumentar o combate à criminalidade.

Cultura

O futuro da Praça Getúlio Vargas, em Nova Friburgo, estará em discussão em 2019 com o projeto municipal de readequação do espaço que prevê, dentre outras medidas, a divisão em três partes e permissão para a instalação de quiosques comerciais. As obras estariam previstas para março de 2019. Mas há coletivos sociais de resistência, como o SOS Praça Getúlio Vargas e o 200 Anos para quem?, que vêm mobilizando a população para que a praça seja preservada com suas características originais.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.